O Passe livre em Canoas apresentou um crescimento expressivo no número de usuários e se aproxima de uma decisão que pode marcar definitivamente a política de mobilidade urbana da cidade. Em apenas um ano, o volume mensal de passageiros dobrou, passando de 800 mil para 1,6 milhão de usuários por mês, segundo dados da prefeitura.
O aumento chamou a atenção não apenas da administração municipal, mas também da população. Prova disso é que muitas pessoas seguem pesquisando diariamente para saber se é verdade que o Passe Livre pode se tornar permanente em Canoas, diante das sinalizações feitas pelo governo nos últimos meses.
LEIA TAMBÉM:
- Veja lista de todos os contemplados pelo Compra Assistida até agora
- Caixa Tem libera benefício de até R$ 16 mil; veja quem tem direito e como solicitar
- Previsão do tempo coloca RS em alerta para dias de calor extremo
Atualmente, o programa segue em vigor após ser prorrogado até 28 de fevereiro de 2026, conforme o Decreto nº 402, publicado em 22 de dezembro do ano passado. A medida estendeu o prazo que antes se encerraria em 31 de dezembro e manteve o transporte público 100% gratuito para toda a população.
Crescimento no uso reforça avaliação positiva do programa
De acordo com o prefeito Airton Souza, a ampliação do número de passageiros reflete a aceitação popular da medida e os impactos positivos percebidos no dia a dia da cidade.
“É uma política pública, um bem social para a cidade, que deu certo. A gente percebe isso nas comunidades, pela aprovação das pessoas e pelo aumento de usuários. Trouxemos mais acolhimento para quem precisa do transporte e também reduzimos o número de veículos nas ruas”, destacou o prefeito.
Estudos finais devem definir futuro do Passe Livre em Canoas
Segundo o governo municipal, um estudo técnico e financeiro completo está em fase final de ajustes e deve ser concluído nos próximos 10 dias. O levantamento analisa a origem dos recursos, os impactos financeiros e as questões operacionais do sistema de transporte.
A expectativa da prefeitura é que, ao final de fevereiro, seja feito o anúncio oficial sobre a transformação do Passe livre em Canoas em uma política pública permanente.
Prorrogação reforça transporte como serviço essencial
Ao comentar a prorrogação do programa, Airton Souza afirmou que a decisão partiu do entendimento de que o transporte público é um serviço essencial para a população.
“Considerando o transporte público um serviço essencial, decidimos ampliar o período do Passe Livre. A gratuidade trouxe mais mobilidade urbana e auxilia na retomada econômica e social dos canoenses, após a enchente de 2024”, afirmou o prefeito.
Números comprovam impacto do Passe Livre em Canoas
Desde a implantação do programa, os dados mostram resultados expressivos:
- Mais de 14,5 milhões de passageiros utilizaram o transporte gratuitamente entre janeiro e novembro de 2025
- Quase 1,5 milhão de embarques somente no mês de novembro
- Canoas se tornou a maior cidade do Brasil, em número de habitantes, a oferecer transporte público totalmente gratuito
Com os estudos em fase final e a forte adesão popular, o Passe livre em Canoas segue no centro das atenções e deve ter seu futuro definido oficialmente nas próximas semanas.

