As regras para vistos nos EUA passaram a ser ainda mais rigorosas durante o governo Trump. Informações divulgadas pela imprensa norte-americana indicam que a administração do presidente adotou novos critérios que avaliam idade, peso e condições de saúde de estrangeiros que tentam entrar no país.
A mudança ocorre em meio à confirmação de que os EUA irão suspender temporariamente a emissão de vistos para 74 países, incluindo o Brasil, segundo apuração do portal Metrópoles. A decisão reforça a linha dura adotada por Trump na política migratória.
LEIA TAMBÉM:
- Veja lista de todos os contemplados pelo Compra Assistida até agora
- Caixa Tem libera benefício de até R$ 16 mil; veja quem tem direito e como solicitar
- Previsão do tempo coloca RS em alerta para dias de calor extremo
De acordo com a Fox News, o governo Trump intensificou a aplicação da regra conhecida como “public charge”, que permite negar vistos a estrangeiros considerados propensos a depender de benefícios públicos nos Estados Unidos.
Com o reforço da norma, critérios ligados à saúde ganharam maior peso na análise dos pedidos. Pessoas mais velhas, indivíduos com sobrepeso e candidatos com histórico de problemas de saúde passaram a ser avaliados com mais rigor durante o processo de concessão de vistos nos EUA.
Além disso, fatores como nível de inglês, situação financeira, histórico profissional e possível necessidade de atendimento médico ou assistência de longo prazo também entram na análise feita pelas autoridades migratórias.
Segundo a Fox News, o Departamento de Segurança Interna começou a aplicar essas diretrizes de forma mais rígida ainda em novembro de 2025, ampliando o poder dos agentes consulares para negar vistos com base nesses critérios.
EUA suspendem emissão de vistos para o Brasil
Nesta quarta-feira (14), a Fox News informou que, a partir de 21 de janeiro, os EUA devem suspender a emissão de vistos para o Brasil e outros 74 países. A informação teria origem em um memorando interno do Departamento de Estado.
A lista inclui países como Rússia, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia, Somália e Iêmen. Procurado pelo Metrópoles, o Departamento de Estado confirmou que 75 países tiveram a emissão de vistos suspensa até que as diretrizes sejam revisadas.
Com isso, a política migratória do governo Trump entra em uma nova fase de endurecimento, impactando diretamente milhares de estrangeiros que pretendiam solicitar vistos para entrar nos EUA.

