Os próximos dias exigem atenção dos gaúchos. Mudanças bruscas no tempo estão previstas e devem afetar diferentes regiões do estado, com impactos tanto na chuva quanto na temperatura.
O cenário preocupa principalmente quem enfrenta calor intenso nas últimas semanas e também produtores rurais, já que as alterações climáticas devem ocorrer de forma rápida e irregular.
LEIA TAMBÉM:
- Governador Eduardo Leite visita obras do Dique do Mathias Velho em Canoas
- Temporal no Rio Grande do Sul causa alagamentos, quedas de árvores e falta de energia em várias cidades gaúchas
- Pesquisadores afirmam que eventos climáticos deverão ser cada vez mais frequentes e extremos no RS
A Metsul alerta que o comportamento do tempo será instável, com momentos de sol seguidos por chuva e risco de temporais isolados em algumas áreas.
A frente fria no RS começa a atuar já nesta sexta-feira (16), segundo a MetSul Meteorologia. Este é o primeiro de dois sistemas frontais que vão avançar sobre o Sul do Brasil em um intervalo de apenas três dias.
O primeiro sistema chega trazendo chuva para todas as regiões gaúchas ao longo do dia, mas de forma irregular. Em algumas áreas, o tempo ainda pode ter horas de sol e calor antes da mudança mais significativa.
Apesar de os volumes de chuva, em geral, serem baixos, há risco de pancadas fortes isoladas. Como o sistema avança com ar quente à frente, não estão descartados temporais pontuais, com raios, vento forte e até queda de granizo.
No sábado (17), a frente fria permanece semi-estacionária sobre o Sul do país. Com o aquecimento ao longo do dia, novas áreas de instabilidade devem se formar, provocando chuva e temporais isolados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, principalmente entre a tarde e a noite.
Metsul alerta para frente fria no RS que pode mudar o tempo e derrubar as temperaturas: segunda frente fria intensifica o frio no RS
A segunda frente fria no RS chega entre o domingo (18) e a segunda-feira (20). Diferente da primeira, ela terá pouca chuva, mas será responsável por uma mudança mais intensa no padrão de temperatura.
Esse segundo sistema vai provocar a rotação dos ventos para Sul e dar início à entrada de uma massa de ar frio mais forte, derrubando as temperaturas em várias regiões do estado.
Na sequência, essa massa de ar frio avança com mais força sobre o Sul do Brasil, encerrando o período de calor intenso e provocando marcas abaixo da média para esta época do ano.
Queda de temperatura e frio fora do comum
No Rio Grande do Sul, as madrugadas entre segunda e quarta-feira devem ser frias. As mínimas podem variar entre 10°C e 12°C no Sul e na Campanha, cerca de 16°C a 17°C em Porto Alegre e entre 5°C e 7°C nos pontos mais altos dos Campos de Cima da Serra.
Especialistas destacam que, para o período, essas temperaturas são consideradas baixas e exigem atenção, principalmente de pessoas mais vulneráveis e do setor agropecuário.

