Um temporal no RS provocou uma série de estragos em diferentes regiões do Estado na tarde desta quinta-feira (15). Pelo menos quatro municípios registraram chuva forte, ventos intensos e transtornos à população, especialmente na Região Metropolitana, no Vale do Sinos e no Vale do Taquari. Veja um vídeo a seguir da cidade de Sapiranga, duramente castigada pelo temporal.
Mesmo com a instabilidade concentrada em alguns pontos, os impactos foram suficientes para mobilizar equipes da Defesa Civil, concessionárias de energia e prefeituras, que atuaram ao longo da tarde e início da noite para reduzir os danos causados pelo mau tempo.
LEIA TAMBÉM:
- Fenômenos naturais no Rio Grande do Sul: Governo Estadual cria projeto para prevenção contra enchente e outros desastres
- RS em risco de enchente, diz estudo: mapa revela áreas mais frágeis
- Pesquisadores afirmam que eventos climáticos deverão ser cada vez mais frequentes e extremos no RS
Temporal no RS causa alagamentos, quedas de árvores e falta de energia em várias cidades gaúchas: Glorinha registra alagamentos e bloqueios
Um dos municípios mais afetados pelo temporal no RS foi Glorinha, na Região Metropolitana. Segundo a Defesa Civil municipal, a chuva intensa causou pontos de alagamento e bloqueios de ruas e estradas devido à queda de árvores.
Um dos bloqueios ocorreu no km 50 da BR-290. Conforme a CCR ViaSul, galhos caíram sobre a pista após as condições climáticas adversas, exigindo a atuação de equipes para liberar o tráfego.

Além disso, moradores dos bairros Capão Grande e Maracanã ficaram parcialmente sem energia elétrica, em razão dos ventos fortes que atingiram a rede de distribuição.
Vale do Sinos tem destelhamentos e igreja com telhado arrancado
No Vale do Sinos, Campo Bom foi atingida por uma chuva torrencial acompanhada de vento forte por volta das 16h. O temporal no RS, que durou cerca de 30 minutos, deixou um rastro de destruição no município.
De acordo com a prefeitura, mais de uma dezena de ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil, incluindo destelhamentos de casas, quedas de árvores e alagamentos. Uma igreja localizada na região central teve o telhado completamente arrancado pela força do vento.
Em Sapiranga, também no Vale do Sinos, moradores relataram alagamentos pontuais no mesmo horário, confirmando a intensidade do sistema que avançou pela região.
Vale do Taquari também é atingido por temporal
No Vale do Taquari, a cidade de Bom Retiro do Sul foi atingida pelo temporal no RS por volta das 14h30min. O município registrou residências parcialmente destelhadas, ruas obstruídas, árvores e postes tombados.
No bairro São João, moradores se organizaram em mutirão para recolocar telhas em casas atingidas. Um galpão que funcionava como depósito de uma loja de materiais de construção também foi destruído pela combinação de vento forte e chuva intensa.
A prefeitura informou que as ruas que ficaram obstruídas já foram desobstruídas pelas equipes municipais.
Concessionária de energia mantém equipes mobilizadas
Em nota, a CPFL RGE informou que está atendendo ocorrências pontuais em Glorinha provocadas pelo temporal no RS e que mantém equipes mobilizadas para normalizar o fornecimento de energia elétrica o mais rápido possível.
As autoridades seguem monitorando as condições climáticas e orientam a população a acionar a Defesa Civil em caso de novos registros de danos ou situações de risco.


