A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para a atuação de instabilidades no estado. O aviso indica chuva, raios e possibilidade de granizo, além de risco alto de alagamento.
O órgão orienta que a população evite áreas de risco e procure informações junto à Defesa Civil do seu município. A recomendação também é conhecer os Planos de Contingência municipais para saber quais são os riscos e como agir em caso de desastre.
LEIA TAMBÉM
- Inmet emite alerta de temporal com ventos de até 100 km/h no RS
- Teto do Carrefour desaba durante temporal
- Nova vacina contra a dengue começa a ser testada no Brasil
O alerta é válido até as 12h do dia 18 de janeiro e aponta condição de ALERTA para instabilidades que atuam em áreas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Nessas áreas, há risco alto de alagamento, com atuação de chuva persistente e raios.

Dicas de segurança durante o alerta de alagamento
A Defesa Civil orienta que a população considere ajustar a rotina para evitar exposição durante os fenômenos. Caso seja necessário sair de casa, a recomendação é fechar a residência e buscar informações sobre as condições dos trajetos utilizados.
Durante temporais, a orientação é manter-se abrigado. Animais domésticos devem ser abrigados e, antes de sair, recomenda-se soltar guias e correntes, mantendo-os no pátio.
Também é indicado avaliar o local onde o veículo será estacionado, observando a presença de placas, árvores e postes. Pessoas que moram em locais com histórico de alagamentos, inundações ou deslizamentos de terra devem buscar orientação junto à Defesa Civil municipal sobre a necessidade de sair dessas áreas de risco.
O órgão ainda recomenda manter preparado um kit com documentos, muda de roupas, medicamentos e garrafa de água, para saída imediata, caso seja necessário. Também é importante buscar informações sobre o Plano de Contingência da cidade e seguir as orientações locais.
Em caso de emergência, a Defesa Civil orienta que sejam acionados os números 190 ou 193.

