Os gaúchos começam a semana sentindo uma mudança gradual no clima. Depois de dias com chuva em algumas regiões e temperaturas mais amenas, a previsão indica um cenário diferente para os próximos dias em todo o Estado.
O tempo segue instável em pontos do Rio Grande do Sul, com presença de nuvens, períodos de sol e possibilidade de chuva fraca e isolada, principalmente nas primeiras horas do dia em áreas da Região Metropolitana, Serra e litoral norte.
LEIA TAMBÉM:
- Inmet emite alerta de temporal com ventos de até 100 km/h no RS
- Teto do Carrefour desaba durante temporal
- Nova vacina contra a dengue começa a ser testada no Brasil
A partir desta segunda-feira (19), no entanto, entra em vigor um alerta de declínio de temperatura no RS, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é classificado como perigo potencial, abrange todo o território gaúcho e segue válido até as 23h59.
Massa de ar frio avança sobre o Estado
Segundo meteorologistas, uma massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil e é a principal responsável pela queda nas temperaturas. O fenômeno não afeta apenas o Rio Grande do Sul, mas também parte de Santa Catarina, Paraná, Sudeste e até áreas do Centro-Oeste.
A MetSul Meteorologia já vinha alertando para a chegada de frio abaixo do normal para esta época do ano, especialmente durante as madrugadas. No fim de semana, a passagem de uma frente fria provocou chuva forte em pontos isolados do Estado, incluindo cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Como fica o tempo nesta segunda-feira
Nesta segunda, o dia será de sol entre nuvens em grande parte do RS. Há chance de chuva fraca e passageira entre a madrugada e a manhã, especialmente na Grande Porto Alegre, Serra e litoral norte. As temperaturas sobem pouco e as máximas não devem ultrapassar os 27°C.
Entre a tarde e a noite, pode haver precipitação muito localizada no leste gaúcho, causada por nuvens que avançam do mar para o continente, impulsionadas pelo ar frio presente no oceano.
Madrugadas mais frias nos próximos dias
O declínio de temperatura no RS deve ficar mais evidente entre esta segunda-feira e a quarta-feira (21). As madrugadas tendem a registrar valores abaixo da média em várias regiões.
No sul do Estado e na Campanha, as mínimas podem ficar entre 10°C e 12°C nas madrugadas de segunda e terça-feira. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 15°C e 17°C, enquanto cidades da Região Metropolitana podem registrar temperaturas ainda mais baixas, entre 13°C e 14°C.
Frio intenso pode provocar geada isolada
De acordo com a Metsul, algumas áreas de maior altitude podem enfrentar frio ainda mais intenso.
Chuva fica concentrada fora do Sul
Apesar do frio, a previsão indica que a chuva será escassa na maior parte do Sul do Brasil nos próximos dias. Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve provocar volumes elevados de chuva principalmente no Centro-Oeste e Sudeste.
Segundo a MetSul, no RS a umidade será desviada para outras regiões do país, mantendo o tempo mais seco, com exceção de áreas próximas ao litoral, onde ainda pode chover de forma isolada.

