26.6 C
Canoas
20 de janeiro de 2026

Passe livre em Canoas pode ajudar a impulsionar comércio na cidade

O passe livre em Canoas segue em2026 e pode influenciar a economia local ao reduzir custos e ampliar deslocamentos pela cidade.

A prorrogação do passe livre em Canoas, que garante transporte público gratuito até 28 de fevereiro de 2026, mantém em debate os efeitos da política de tarifa zero para além da mobilidade urbana. Entre eles, a possibilidade de impacto positivo na economia local e no acesso da população a serviços e atividades comerciais.

Desde a implantação da gratuidade, o número de passageiros no transporte coletivo aumentou de forma expressiva. Entre janeiro e novembro de 2025, mais de 14,5 milhões de embarques foram registrados, com quase 1,5 milhão apenas em novembro. Os dados indicam maior uso do sistema, o que pode refletir em mudanças na rotina da cidade.

LEIA TAMBÉM:

Para a prefeitura, o passe livre em Canoas está ligado à recuperação econômica e social após a enchente de 2024. “Considerando o transporte público um serviço essencial, decidimos ampliar o período do Passe Livre”, explica Airton Souza, prefeito de Canoas. “A gratuidade na passagem trouxe mais mobilidade urbana e auxilia na retomada econômica e social dos canoenses, após a enchente de 2024”, comenta o prefeito.

Passe livre em Canoas pode ajudar a impulsionar comércio na cidade: economia no bolso e acesso a serviços

Segundo a prefeitura, ao eliminar o custo da passagem, a política de tarifa zero reduz despesas mensais das famílias e amplia a possibilidade de deslocamento para diferentes regiões da cidade. A avaliação da administração municipal é de que essa economia pode influenciar o consumo e a circulação de pessoas em áreas comerciais e de serviços.

A secretaria de Mobilidade Urbana afirma que o passe livre em Canoas amplia o acesso da população a direitos básicos e reduz os gastos mensais. Segundo a pasta, “a tarifa zero proporciona o acesso à outros direitos da população, como ir ao médico, estudar, trabalhar e também movimentar o comércio como um todo”, além de aliviar o orçamento, já que “se a pessoa economiza na passagem, vai sobrar dinheiro para outras coisas no final do mês”.

Política de tarifa zero segue em 2026

Com a prorrogação, Canoas mantém o status de maior cidade brasileira, em número de habitantes, a oferecer transporte público totalmente gratuito. A experiência segue sendo acompanhada como referência nacional em políticas de mobilidade urbana e inclusão social.

A continuidade do passe livre em Canoas até 2026 reforça a estratégia do município de estimular o uso do transporte coletivo, reduzir gastos da população e facilitar o acesso aos serviços essenciais, sem assumir impactos que ainda dependem de dados oficiais.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Redator, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes, escreve sobre economia, serviços e cotidiano de cidades. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS