A Corsan iniciou uma série de intervenções na rede de abastecimento para garantir o avanço das obras do túnel da Rua Domingos Martins, em Canoas. Com investimento de R$ 95,6 mil, a companhia está instalando novas tubulações e realizando desvios no sistema de água no entorno da obra, considerada estratégica para a mobilidade urbana da cidade.
A ação ocorre em alinhamento com o cronograma do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e é fundamental para permitir o andamento das escavações do túnel da Rua Domingos Martins. A previsão é de que essa etapa dos trabalhos seja concluída ainda no primeiro semestre deste ano.
LEIA TAMBÉM:
- Canoas: inscrições para candidatos a diretores e vice nas escolas municipais estão abertas
- Preparo para a volta as aulas em Canoas: escolas recebem melhorias antes do início do ano letivo
- Em visita no RS, Lula entrega mais de 1200 moradias do Minha Casa Minha Vida
Etapas da obra no entorno do túnel da Rua Domingos Martins
O serviço executado pela Corsan foi dividido em três etapas. A primeira, já finalizada, envolveu o bloqueio de trechos da rede de água na Rua Sezefredo Azambuja Vieira, que interferiam diretamente no avanço das obras do túnel.
Na segunda fase, também concluída, foi implantada uma nova tubulação com cerca de 100 metros na Avenida Getúlio Vargas, esquina com a Rua Domingos Martins. Essa intervenção permitiu o desvio do fluxo de água para fora do traçado do túnel da Rua Domingos Martins, garantindo mais segurança à execução da obra.
A terceira etapa prevê a instalação de mais de 220 metros de rede de água diretamente na Rua Domingos Martins. O início desse serviço dependerá da evolução dos trabalhos conduzidos pelo Dnit no local.
Reforço no abastecimento e segurança operacional
Além de viabilizar a construção do túnel da Rua Domingos Martins, as intervenções também buscam melhorar a infraestrutura de abastecimento da região. Segundo a Corsan, o redesenho do sistema contribui para aumentar a confiabilidade e a segurança operacional da rede.
“Com o redesenho do traçado e a execução das novas redes, a Corsan busca não apenas garantir o pleno andamento da obra do túnel, mas também reforçar a infraestrutura de abastecimento da região, proporcionando maior confiabilidade e segurança operacional ao sistema”, afirma Cristiano Peres Palmeira Nunes, coordenador de operações da Companhia.
Alinhamento com o Dnit e impacto urbano em Canoas
A Corsan informa que acompanha diariamente as atividades no entorno do túnel da Rua Domingos Martins e mantém alinhamento técnico constante com as equipes do Dnit, responsáveis pela obra principal.
Segundo Cristiano Peres Palmeira Nunes, o projeto atende a uma demanda histórica da população de Canoas. “O túnel da Rua Domingos Martins é uma demanda antiga da população, e nosso trabalho contribui para que a obra avance dentro do cronograma previsto, sempre com foco na continuidade dos serviços essenciais e no desenvolvimento urbano de Canoas”, destaca.

