Faltando apenas 16 dias para a volta as aulas em Canoas, as escolas da Rede Municipal de Ensino estão passando por melhorias essenciais durante o recesso escolar para receber os estudantes em 2026. A ação ajuda a garantir que todo o ambiente escolar esteja seguro, confortável e preparado para o início das atividades.
LEIA TAMBÉM:
- Matrícula obrigatória na pré-escola em Canoas começa nesta terça e garante vaga para todas as crianças
- Canoas publica 1º chamamento para matrículas na etapa creche 2026
- Prefeitura de Canoas divulga lista de classificados em concurso para professores da rede municipal
O que está sendo feito nas escolas
O ano letivo vai começar no dia 6 de fevereiro, nas 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 38 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), atendendo cerca de 30 mil estudantes entre ensino infantil e fundamental.
Enquanto as crianças e adolescentes ainda estão de férias, equipes trabalham em diversas frentes de melhoria. Entre as intervenções estão troca de azulejos, pintura de salas e áreas externas, conserto de calçadas, instalação de toldos e cobertura em corredores, e climatização com aparelhos de ar-condicionado. Essas obras criam um ambiente mais agradável para receber alunos e profissionais da educação.
Na EMEI Alcy Paulo de Oliveira, no bairro Mato Grande, por exemplo, além de reparos gerais, estão sendo instalados 25 novos aparelhos de ar-condicionado, climatizando todas as salas de aula e áreas administrativas.
Limpeza e preparação final
Nas semanas que antecedem o retorno escolar, ações como corte de grama, limpeza interna das escolas e ajustes finais da infraestrutura também estão programadas para acontecer. Esses cuidados visam garantir que cada escola esteja pronta para acolher alunos e educadores com segurança e qualidade desde o primeiro dia de aula.
A preparação evidencia o compromisso da prefeitura e da Secretaria de Educação em oferecer uma recepção acolhedora e eficiente para a comunidade escolar.

