23.8 C
Canoas
26 de janeiro de 2026

Calor no RS vai “explodir” nesta semana e cidades podem enfrentar até 40°C

O calor no RS ganha força, muda o tempo e promete dias sufocantes. Previsão indica temperaturas extremas e alerta moradores.

O calor no RS começa a dar sinais de que não será apenas mais uma semana quente de verão. Após dias de temperaturas mais amenas e até noites frias para janeiro, o tempo muda rapidamente e acende um alerta em várias regiões do Estado.

A virada no tempo no RS ocorre com o enfraquecimento da massa de ar frio que atuava sobre o território gaúcho. Com isso, o ar quente típico do verão volta a dominar, elevando as temperaturas de forma acelerada e trazendo um cenário de calor forte a extremo.

LEIA TAMBÉM:

A previsão aponta que a situação será mais crítica na Metade Oeste do Rio Grande do Sul. Nessas áreas, os termômetros podem alcançar 40°C ou mais ao longo da semana, especialmente entre terça (27) e quarta-feira (28), quando os registros podem variar entre 39°C e 41°C.

Já neste domingo (25), grande parte do Estado apresenta máximas entre 32°C e 35°C, com picos que chegam a 38°C no Oeste e Noroeste. Na segunda-feira (26), o calor no RS se intensifica ainda mais, com máximas entre 37°C e 39°C nas regiões mais quentes. A tendência é que o calor se espalhe por praticamente todo o Estado nos dias seguintes.

Calor no RS vai explodir nesta semana e cidades podem enfrentar até 40°C: em Porto Alegre e Região Metropolitana

Na Grande Porto Alegre, apesar de não atingir os níveis extremos do interior, o calor também chama atenção. As máximas devem ficar próximas ou acima dos 35°C entre terça e quarta-feira, aumentando a sensação de abafamento, principalmente à tarde.

O Vale do Taquari também entra na rota do calor intenso, com máximas que podem se aproximar dos 40°C nos próximos dias. Além das altas temperaturas, há alerta para índices elevados de radiação solar e risco de temporais isolados a partir da metade da semana.

Especialistas alertam que o calor no RS exige cuidados redobrados, como hidratação constante, evitar exposição prolongada ao sol e atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas durante os dias mais quentes.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Redator, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes, escreve sobre economia, serviços e cotidiano de cidades. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS