O Gás do Povo entra em uma nova etapa a partir desta segunda-feira (26) e passa a atender todas as capitais brasileiras, ampliando o alcance do programa que garante a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha para famílias de baixa renda.
Nesta fase, cerca de 950 mil novas famílias de 17 capitais passam a receber o vale para recarga do botijão de GLP de 13 quilos. O benefício pode ser utilizado em mais de 10 mil revendedoras credenciadas espalhadas pelo país, facilitando o acesso ao gás de cozinha.
LEIA TAMBÉM:
- Tradicional supermercado fecha todas as lojas no Rio Grande do Sul
- Duas empresas do RS fecham as portas após crise financeira e dívidas milionárias
- Caixa libera saque de até R$ 6.220 em 2026 para trabalhadores de áreas afetadas por calamidade
A ampliação marca um avanço importante do Gás do Povo, que tem como objetivo combater a chamada pobreza energética. O problema afeta famílias que enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos, como energia para cozinhar, iluminação e refrigeração.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, o programa deve estar em pleno funcionamento até março. A previsão é de que 15 milhões de famílias sejam atendidas em todo o Brasil, substituindo de forma definitiva o antigo Auxílio Gás.
De acordo com o governo, além de aliviar o orçamento doméstico, o Gás do Povo também contribui para a saúde pública. O acesso ao botijão reduz o uso de alternativas consideradas perigosas, como lenha, carvão e querosene, diminuindo riscos de doenças respiratórias e acidentes domésticos.
O ministro Wellington Dias destacou que o benefício permite que famílias mais pobres utilizem o dinheiro que seria gasto com o botijão para outras necessidades básicas, como alimentação e despesas essenciais do dia a dia.
O que muda nesta etapa do Gás do Povo
Entre as principais mudanças estão a inclusão de 950 mil novas famílias, a expansão para todas as capitais do país e a possibilidade de uso do vale em milhares de revendas credenciadas.
Quem tem direito ao Gás do Povo
Para receber o benefício, a família precisa ser beneficiária do Bolsa Família, ter ao menos duas pessoas no núcleo familiar, renda per capita de até meio salário-mínimo, Cadastro Único atualizado e CPF regular do responsável familiar.
Como consultar e usar o benefício
O Gás do Povo pode ser acessado pelo aplicativo Meu Social, pelo cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou informando o CPF do responsável na revenda credenciada. As informações também estão disponíveis nos canais oficiais do governo e da Caixa Econômica Federal.

