29.9 C
Canoas
27 de janeiro de 2026

Grupo que ameaçava cliente de garota de programa é alvo de operação da Polícia Civil em Canoas

Duas pessoas foram presas durante a Operaçaõ Consensuale

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (27) a Operação Consensuale. A ofensiva tem o objetivo de desarticular um grupo criminoso que realiza extorsão sexual por meio de aplicativos de mensagens.

Conforme a Polícia Civil, o crime começava após um encontro presencial de uma vítima, na maioria homens, com uma garota de programa. Neste momento, imagens íntimas eram obtidas.

LEIA MAIS:

Logo após, as imagens eram utilizadas como objetivo de coerção para exigir pagamentos em dinheiro. Os criminosos ameaçavam expor as imagens a familiares, ex-companheira e pessoas do convívio social da vítima.

A garota de programa, conforme apurado pela investigação, também se passava por vítima das ameaças. Ela relatava estar sendo coagida e induzia o homem a acreditar que o pagamento encerraria o problema para ambos.

Paralelamente, um homem, que se apresentava como marido da garota de programa, realizava as cobranças diretas. Ele utilizava perfis em aplicativos de mensagens, encaminhando vídeos e imagens íntimas para intensificar o constrangimento. Além disso, os policiais identificaram um terceiro investigado que disponibilizava a conta bancará para receber os valores extorquidos, com o objetivo de dificultar o rastreamento do dinheiro.

Operação Consensuale: detalhes da ofensiva

Policiais cumprem nove ordens judiciais, sendo seis de busca e apreensão e três de prisão preventiva em Canoas e Porto Alegre.

A investigação começou em dezembro de 2025, no período em que as ameaças a e as exigências financeiras se intensificaram.

Duas pessoas foram presas. Durante a ofensiva, os policiais apreenderam celulares, dispositivos eletrônicos, mídias e armazenamento, além de outros materiais que serão submetidos à perícia técnica especializada.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS