No primeiro dia de fiscalização do Radar Móvel em Canoas um carro foi flagrado trafegando a 100km/h. O caso aconteceu na rua Açucena, no bairro Marechal Rondon.
De acordo com a Prefeitura de Canoas, em 24 horas, foram flagrados 97 condutores trafegando acima da velocidade máxima permitida. Destes, 88 cometeram infração média (até 20% acima do limite), sete cometeram infração grave (mais de 20% até 50%) e dois cometeram infração gravíssima (acima de 50%) entre eles, o citado anteriormente.
LEIA TAMBÉM:
- Gás de cozinha grátis: veja onde retirar o botijão e quem tem direito
- Após La Niña, meteorologistas alertam: El Niño pode trazer mais chuva e risco ao RS em 2026
- Saiba qual o valor do Salário Mínimo em 2026
Ainda, conforme a prefeitura, a média registrada indica que, a cada 100 veículos que trafegaram pelos trechos monitorados, aproximadamente dois foram autuados. O dado demonstra a conscientização dos condutores.
Retomada da fiscalização do Radar Móvel em Canoas
A Polícia de Trânsito retomou na última quinta-feira (29) a fiscalização de velocidade com a utilização de Radar Móvel em Canoas. Neste primeiro momento, seis avenidas vão receber o monitoramento (saiba mais abaixo).
De acordo com o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Marcos Melchior, a operação com radares móveis tem o objetivo de reduzir o número de acidentes em Canoas.
“Canoas hoje se encontra no padrão ONU de segurança pública e a gente quer que isso se repita também no trânsito. A gente tem dados que mostram que 75% das mortes violentas foram no trânsito e agora a gente quer acabar com isso. Os estudos mostram que a velocidade é sim um dos fatores que mais influenciam em lesões graves e mortes no trânsito”, pontua.
Saiba quase avenidas terão Radar Móvel
Conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), apenas vias com velocidade acima de 60km/h podem receber a fiscalização com radares móveis.
As vias que vão ter monitoramento com radar móvel em Canoas são:
- Avenida Farroupilha;
- Avenida Boqueirão;
- Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira;
- Avenida Guilherme Schell;
- Rua Açucena;
- Avenida das Canoas
“A gente faz questão de mostrar para a comunidade quais as vias que estão elegíveis para receber [a fiscalização]. Elas não serão diárias mas terão uma frequência bastante forte nessa retomada”, finaliza o secretário.

