24.4 C
Canoas
30 de janeiro de 2026

Ministro dos Transportes defende fim da baliza na prova prática da CNH e critica número alto nas reprovações

CNH pode passar por mudança importante: ministro critica baliza, fala em “indústria de reprovação” e defende novo modelo. Entenda.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu o fim da exigência da baliza na prova prática para obtenção da CNH em todo o Brasil. A declaração foi dada em entrevista à GZH, após uma vistoria em uma obra na BR-116, em Canoas, nesta quinta-feira (29).

(window.CE_API || (window.CE_API=[])).push(function(){ CE2.converted("d85159b7-2ca0-41ee-869b-f9f00f0d9f7a"); });

Segundo o ministro, o governo federal recomenda que os Estados retirem a manobra do exame, embora a mudança não seja obrigatória pelas normas atuais.

(window.CE_API || (window.CE_API=[])).push(function(){ CE2.converted("40c9057e-db90-4322-9740-65b6134de93d"); });

LEIA TAMBÉM:

“A baliza virou uma indústria de reprovação”, diz Renan Filho

Para Renan Filho, a baliza deixou de cumprir a função de avaliar se o candidato sabe dirigir e passou a funcionar como um entrave ao acesso à habilitação.

(window.CE_API || (window.CE_API=[])).push(function(){ CE2.converted("4b5b0609-0558-4f9e-ab7e-4bcdcc8390c0"); });

“O Brasil criou uma indústria de reprovação contra as pessoas. A baliza não afere se você sabe ou não dirigir. Ela é feita para você contratar mais aula e pagar uma carteira mais cara”, afirmou o ministro à GZH.

Governo recomenda, mas não impõe mudanças na CNH

O ministro reforçou que a retirada da baliza não é uma imposição do governo federal, mas uma orientação para reduzir custos e dificuldades no processo de obtenção da CNH.

“O Estado não vai impor nada. O Estado retirou a obrigatoriedade. Senão, a gente cria um monte de becos sem saída, e o cidadão vem pagando essa conta”, disse.

Comparação com outros países

Renan Filho também comparou o modelo brasileiro com o adotado no Exterior. Segundo ele, embora a baliza seja ensinada em aulas práticas, ela não costuma ser exigida como critério eliminatório na prova.

“O mundo inteiro ensina as pessoas a dirigir. Tem baliza no mundo todo, mas, na prova prática, não. O Brasil precisa aprender a fazer o que o mundo faz para baratear as contas do cidadão”, afirmou à GZH.

Estados já dispensam baliza na prova da CNH

A retirada da baliza da prova prática da CNH já ocorre em alguns Estados, mesmo antes de uma padronização nacional. Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul avaliam os candidatos apenas em percurso, com foco na condução segura no trânsito.

Situação no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a baliza continua sendo exigida. O Detran-RS informa que qualquer mudança só ocorrerá após a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que está sendo elaborado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ainda não há data definida para a divulgação do documento.

Enquanto isso, as regras federais permitem que cada Detran estadual defina seus próprios critérios. Além do RS, Estados como Acre, Bahia, Paraíba, Sergipe e Rondônia seguem exigindo a baliza na prova prática da CNH.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Redator, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes, escreve sobre economia, serviços e cotidiano de cidades. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS