Depois de apenas ameaçar na quarta-feira (28), a mudança no tempo se confirmou na última quinta-feira (29) na Região das Hortênsias. A chegada da instabilidade alterou rapidamente o cenário climático em cidades turísticas da Serra Gaúcha.
Por volta das 12h30, o tempo começou a fechar em Gramado, com aumento da nebulosidade e sinais de instabilidade. Cerca de meia hora depois, a chuva ganhou força e veio acompanhada de um fenômeno que chamou atenção dos moradores.
LEIA TAMBÉM:
- Caso do Cão Orelha: adolescentes que teriam espancado cachorro comunitário até a morte voltam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
- Alerta do Detran-RS pega candidatos de surpresa e muda planos de quem busca aulas para tirar CNH
- Vírus Nipah: sintomas, transmissão e risco da doença que preocupa autoridades de saúde
A chuva intensa trouxe queda de granizo no RS, especialmente em Gramado, onde o fenômeno foi registrado em diferentes bairros da cidade. Veja vídeo abaixo.
CIDADE GAÚCHA REGISTRA FORTE CHUVA DE GRANIZO NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA (29).
— Agência GBC (@AgenciaGBC) January 30, 2026
Informações são de estragos em algumas residências e transtornos. Previsão indica que o tempo ainda não deve melhorar.
Leia mais em: https://t.co/iQE6riycnK pic.twitter.com/c0qxQgqPlU
Imagens compartilhadas por moradores mostram pedras de gelo nos bairros Planalto, Bavária, Centro e Várzea Grande, confirmando a abrangência do temporal na área urbana.
O episódio de granizo no RS ocorre após dias de calor intenso na região. Nos últimos dias, os termômetros em Gramado ultrapassaram os 35°C, marcas consideradas incomuns para a cidade, onde as máximas no verão costumam variar entre 30°C e 32°C.
Chuva de granizo causa transtornos em cidades no RS: previsão ainda não melhora
Na tarde desta quinta-feira, o tempo deverá seguir instável, com chuva, trovões e risco de novos temporais nas próximas horas. Há possibilidade de nova queda de granizo, conforme a instabilidade atmosférica persiste.
Com a mudança no tempo, as temperaturas ficaram mais amenas. Em Gramado, os termômetros marcaram cerca de 24°C, aliviando o calor registrado nos dias anteriores.

