O boato que afirma que beneficiários do Bolsa Família seriam impedidos de sacar o benefício em dinheiro. A informação é falsa.
O programa segue com as mesmas regras de movimentação, e qualquer alteração oficial é comunicada diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
LEIA TAMBÉM:
- Gás do Povo: saiba onde retirar o botijão de graça em Canoas
- Projeto de lei no RS pode permitir que mulheres consultem histórico criminal de pretendentes
- Trabalhador poderá ganhar folga no dia do aniversário; entenda o projeto de lei
O que existe de fato
Um Projeto de Lei (PL 3.739/2024) está em discussão no Senado. Ele propõe alterações na Lei nº 14.601/2023, que criou o Bolsa Família, para criar o cartão de pagamentos e limitar o uso dos recursos do benefício a despesas autorizadas pelo programa.
Importante: o PL ainda não foi votado, não passou pelas comissões necessárias e não tem poder de mudar as regras atuais. Ele precisa ser aprovado na CCJ e em outras duas comissões antes de ir para a Câmara dos Deputados, e só será válido se sancionado pelo presidente.
Cuidado com fake news
Conteúdos alarmantes que usam expressões como “não vai poder mais” são exemplos clássicos de desinformação que buscam gerar pânico ou cliques.
Para conferir a tramitação do PL 3.739/2024, é possível acompanhar pelo Portal oficial do Senado. Além disso, o MDS disponibiliza cartilhas educativas para orientar a população sobre benefícios sociais e prevenção de fake news.

