A Guarda Municipal de Canoas flagrou um homem de 39 anos fazedno descarte irregular de resíduos de construção em uma área de mata preservada, localizada no loteamento Central Park, no bairro Mato Grande.
A ação ocorreu durante patrulhamento preventivo na região. Os agentes encontraram o suspeito utilizando uma carreta com rodas para despejar o material de forma irregular em uma área pública de preservação ambiental. O caso ocorreu na noite da última quarta-feira (29).
LEIA TAMBÉM:
- Em 48 horas, Brigada Militar prende 9 criminosos em Canoas
- Anvisa proíbe fita de clareamento dental vendida irregularmente no Brasil
- Tradicional empresa fecha lojas e demite funcionários no Rio Grande do Sul
Material foi recolhido após abordagem
Após a abordagem, o homem foi orientado pelos guardas municipais e realizou o recolhimento imediato dos resíduos, informando que faria o descarte correto em um dos ecopontos do município, destinados ao recebimento de entulho e materiais similares.
Apesar da retirada do material, a infração ambiental foi registrada.
Multa pode chegar a R$ 1,1 mil
O caso foi encaminhado à Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, responsável pela aplicação das penalidades. Um auto de infração ambiental foi lavrado, com multa que pode chegar a R$ 1.100.
De acordo com a legislação municipal, o valor pode ser dobrado caso haja reincidência no prazo de até seis meses.
Fiscalização e combate ao descarte irregular em Canoas
Segundo a Guarda Municipal, as ações de patrulhamento nos bairros têm como objetivo coibir crimes e infrações administrativas, com foco especial no descarte irregular de lixo e entulho, prática que causa danos ambientais, riscos à saúde pública e degrada áreas verdes da cidade.
A corporação de Canoas reforça que o descarte irregular correto deve ser feito exclusivamente em ecopontos credenciados ou por meio de serviços especializados.

