23.3 C
Canoas
03 de fevereiro de 2026

Alerta máximo: Inmet emite alerta vermelho para primeira onda de calor do ano no RS

Alerta vermelho onda de calor é emitido no RS: Inmet aponta temperaturas até 5 °C acima da média por mais de cinco dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta vermelho onda de calor que começa a valer a partir da madrugada de terça-feira (3) para grande parte da região Sul do Brasil. Este é o nível mais alto na escala de avisos do órgão e indica grande perigo devido às temperaturas muito acima da média histórica.

Segundo o Inmet, a onda de calor deve persistir até o sábado (7), com temperaturas chegando a cerca de 5 °C acima dos valores esperados para o início de fevereiro em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

LEIA TAMBÉM:

Alerta máximo: Inmet emite alerta vermelho para primeira onda de calor do ano no RS: onde o alerta é válido

O alerta vermelho onda de calor inclui mais de 500 municípios da região Sul. No Rio Grande do Sul, as áreas afetadas vão desde o Noroeste até o Nordeste e o Centro do estado. Em Santa Catarina, regiões como o Norte e o Oeste estão no aviso, enquanto no Paraná o alerta cobre partes do Sudeste e Centro-Sul.

O que significa o alerta vermelho

O nível vermelho de alerta emitido pelo Inmet é o mais grave e aponta para condições de calor extremo que podem representar risco à saúde da população, especialmente crianças, idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes. Durante o período, as temperaturas devem se manter elevadas por mais de cinco dias consecutivos.

Previsão climática para fevereiro

Além do calor intenso no Sul, o Inmet projeta que outras regiões do país terão padrões diferentes em fevereiro: as regiões Norte e Sudeste podem registrar volumes de chuva acima da média, enquanto o Sul e o Centro-Oeste devem ter chuvas abaixo do esperado para a época.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Redator, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes, escreve sobre economia, serviços e cotidiano de cidades. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS