Um ato de crueldade ocorreu em Nova Santa Rita: três filhotes de cachorros foram abandonados. O caso ocorreu no último final de semana no Parque Olimiro Brandão.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, este período de férias (entre dezembro e fevereiro) registra um aumento significativo nos casos envolvendo abandono e negligência com animais.
LEIA TAMBÉM:
- Famosa farinha vendida no RS volta a ser fabricada
- CPF passa a ser número principal de identificação no SUS e unifica cadastro de usuários
- IPVA gratuito para carros que seguirem essa regra em 2026
O crescimento de ocorrências exige ações de fiscalização, orientação e conscientização da população.
“Infelizmente, ainda nos deparamos com situações como essa, que revelam a falta de consciência de algumas pessoas. Abandonar um animal é crime, e a Prefeitura atua de forma firme para identificar, fiscalizar e responsabilizar os autores. Proteger os animais também é cuidar da nossa cidade e dos valores que defendemos como comunidade”, afirma o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella.
Filhotes de cachorros são abandonados em Nova Santa Rita: fiscalização intensificada
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Aline Prado, a fiscalização é permanente e, nesse período, é intensificada.
“Entre dezembro e fevereiro, os registros de maus-tratos aumentam consideravelmente. Por isso, intensificamos as ações de fiscalização e reforçamos a importância da denúncia. Cada ligação ou mensagem pode salvar uma vida e contribuir para que possamos agir de forma rápida e eficaz”, ressalta.
Como estão os filhotes resgatados?
Conforme a prefeitura, os filhotes resgatados estão recebendo os cuidados necessários e, em breve, estarão disponíveis para adoção.

