O ápice da onda de calor no RS ocorre entre esta quinta-feira (5) e a sexta-feira (6), elevando de forma significativa as temperaturas em praticamente todas as regiões do Estado. Segundo a MetSul Meteorologia, as tardes devem registrar marcas acima dos 35°C na maioria das cidades, com possibilidade de os termômetros ultrapassarem os 40°C em pontos específicos.
Nesta quinta-feira, o impacto da onda de calor no RS será mais intenso no Oeste, Noroeste, Campanha, regiões de fronteira com o Uruguai, Centro do Estado e nos vales. Nessas áreas, as máximas devem variar entre 37°C e 40°C. Já na Grande Porto Alegre, a previsão indica temperaturas elevadas, entre 35°C e 37°C, mantendo a sensação de calor intenso ao longo do dia.
LEIA TAMBÉM:
- Minha Casa Minha Vida 2026: veja como entrar no programa com as novas regras e não ficar de fora
- Auxílio ansiedade no INSS: veja quem tem direito e como solicitar o benefício
- PIS 2026: veja como consultar o benefício no seu Caixa Tem
A sexta-feira marca o último dia da onda de calor no RS, mas também tende a ser a tarde mais quente da semana em várias regiões. No Noroeste, nos vales, na Grande Porto Alegre, na Serra e no litoral norte, os termômetros podem alcançar entre 38°C e 40°C. Na Região Metropolitana, as máximas devem ficar entre 36°C e 38°C.
Na Serra gaúcha, especialmente em cidades localizadas em fundos de vales, as temperaturas podem chegar a até 35°C. Já no litoral norte, o calor será um pouco menos intenso, com máximas entre 31°C e 34°C, sendo os maiores valores registrados em áreas mais afastadas da faixa litorânea.
O cenário muda parcialmente no Sul e na Campanha, onde a chegada de uma frente fria começa a influenciar o tempo a partir da sexta-feira. Nessas regiões, há previsão de aumento de nebulosidade e ocorrência de chuva irregular, o que deve limitar as temperaturas a valores em torno ou pouco acima dos 30°C.
Onda de calor no RS: veja quando termômetros poderão passar dos 40ºC: frente fria avança, mas mormaço persiste em parte do Estado
Com o avanço da frente fria sobre o território gaúcho, a instabilidade ganha força. Na sexta-feira, a chuva deve ocorrer de forma isolada em áreas do Oeste, Sul, Centro e Leste do Estado. Devido às altas temperaturas associadas à onda de calor no RS, há risco de temporais localizados.
No sábado (7), o sistema frontal avança com mais intensidade. O Sul do Estado deve iniciar o dia com chuva, mas o tempo tende a melhorar ao longo do período. Já do Centro ao Norte do Rio Grande do Sul, a frente fria provoca maior instabilidade, com possibilidade de chuva moderada a forte em pontos isolados.
Segundo a meteorologista Estael Sias, este será o dia com maior abrangência de precipitação, embora a distribuição da chuva seja irregular. Em cidades como Porto Alegre e no litoral norte, a chance de chuva é alta, com risco de temporais pontuais, apesar de os volumes acumulados, em geral, não serem elevados.
Mesmo com a passagem da frente fria, o efeito principal não será a chegada do frio intenso, mas sim a moderação do calor. O calor seguirá presente no Oeste do Estado durante o fim de semana, porém sem os valores extremos registrados durante o ápice da onda de calor no RS. Nas demais regiões, as temperaturas tendem a ficar mais agradáveis, com máximas abaixo dos 30°C em diversas cidades no sábado e no domingo.

