O programa CNH do Brasil provoca explosão de pedidos no início de 2026, impulsionando a procura pela Carteira Nacional de Habilitação em todo o país. Um balanço recente da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostra que os pedidos de emissão aumentaram de cerca de 369,2 mil em janeiro de 2025 para 1,7 milhão em janeiro de 2026, resultado das mudanças nas regras de habilitação.
LEIA TAMBÉM:
- CNH no RS: entenda como será a manobra que substitui a baliza na prova prática
- Detran RS anuncia fim da baliza na prova prática da CNH
- Detran publica regras para cadastro de instrutores de trânsito autônomos e amplia opções de formação para CNH
Essa expansão expressiva ocorreu logo após a implementação de novos procedimentos no programa, que flexibilizou exigências, reduziu custos e atraiu milhões de brasileiros interessados em obter sua habilitação.
Crescimento expressivo dos pedidos e das etapas de habilitação
Desde o lançamento do programa, mais de 3 milhões de pedidos de habilitação foram registrados, conforme dados oficiais de Senatran. Comparado com 2025, o salto no número de solicitações reflete a tendência de crescimento constante.
Além disso, os pedidos para cursos teóricos e exames práticos também cresceram significativamente. O número de candidatos que concluíram o curso teórico mais que quadruplicou, e as aplicações dos exames práticos registraram aumento de dois dígitos em relação ao ano anterior.
Novas regras e maior acessibilidade no processo
A CNH do Brasil provoca explosão de pedidos no início de 2026 porque simplificou o processo de habilitação ao reduzir exigências de aulas teóricas e práticas e permitir maior atuação de instrutores autônomos. Com isso, o processo ficou mais acessível, barato e democrático para os cidadãos.
Segundo autoridades, essa mudança atende também à necessidade de regularizar milhões de brasileiros que dirigem sem habilitação e ampliar o acesso ao mercado de trabalho e à mobilidade urbana.
Impacto esperado para o trânsito e a sociedade
Especialistas em trânsito e gestores públicos avaliam que o aumento nos pedidos deve trazer efeitos positivos tanto para a segurança viária quanto para a inclusão social. A modernização do processo e a redução de custos incentivam mais pessoas a se habilitarem formalmente, o que pode resultar em motoristas mais bem preparados e habilitados legalmente.
O fenômeno de crescimento não se restringe a um único estado, com pedidos expressivos em todas as regiões, confirmando que a plataforma CNH do Brasil se consolidou como o principal meio para a obtenção da carteira de motorista.

