A Prefeitura de Canoas fez um alerta importante para os moradores: a regularização de imóvel em Canoas é gratuita e não tem parceria com empresas privadas que cobram pelo serviço.
Nos últimos dias, moradores relataram abordagens de empresas oferecendo ajuda paga para “regularizar terreno” ou “colocar a casa no nome”. Apesar de esse tipo de serviço não ser proibido, a Prefeitura reforça que não tem qualquer ligação com essas empresas.
LEIA TAMBÉM:
- PIS/Pasep é adiado: veja a nova data de pagamento do abono salarial em 2026
- Aposentadoria especial em 2026: lista atualizada de profissões com direito ao benefício
- Concorrente da Havan chega ao Brasil e distribui brindes para os primeiros clientes
Na prática, a regularização significa legalizar o terreno ou a casa, garantindo que o imóvel fique oficialmente no nome do morador, com toda a documentação correta. E esse serviço, quando feito pela Prefeitura, não custa nada.
A Secretaria Municipal de Habitação é o único órgão autorizado a fazer esse processo dentro do município. Ou seja, ninguém precisa pagar intermediários para dar entrada ou acompanhar a documentação.
Regularização de imóvel em Canoas: valores não são ser cobrados; fique atento
A Prefeitura também reforça que não existe taxa obrigatória para iniciar ou concluir o processo quando ele é feito pelo município. Se alguém estiver cobrando dizendo que é exigência oficial, a orientação é desconfiar.
Em caso de dúvidas, o morador deve procurar diretamente a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária para evitar gastos desnecessários e possíveis problemas.

