Canoas é um dos municípios atingidos pela enchente de 2024 destaque no Compra Assistida. O programa, criado pelo Governo Federal, compra casas para vítimas da enchente.
De acordo com o Ministério das Cidades, Canoas é uma das cidades gaúchas com maior número famílias contempladas pelo programa. Mais de mil contratos já foram assinados.
LEIA TAMBÉM:
- Banrisul registra alta de 75,2% e tem lucro recorde em 2025
- Nova Carteira de Identidade: veja como solicitar pelo celular antes do prazo final
- Alerta aos pais: Anvisa recolhe fórmula infantil da Nestlé e suspende lotes
“Canoas, assim como diversos municípios, está sendo atendida tanto pelo Compra Assistida quanto por novas unidades habitacionais que estão sendo construídas, seja a partir das 11 mil unidades selecionadas antes do programa, seja pelo Minha Casa, Minha Vida tradicional. Temos avançado, e Canoas é um dos municípios que mais têm avançado no Minha Casa, Minha Vida. Vamos continuar trabalhando. Se Canoas precisar de mais casas, faremos com que mais moradias cheguem ao município”, comenta o ministro das cidades, Jader Filho.
De acordo com o prefeito de Canoas, Airton Souza, o município tem feito um trabalho intenso para agilizar a entrega de casas para as famílias atingidas.
“Estamos aqui junto com o ministro Jader, celebrando o anúncio de mais de 10 mil famílias beneficiadas no Estado. Em Canoas, são mais de 2 mil famílias contempladas. Foi um trabalho intenso para desburocratizar e agilizar essa entrega”, pontua Airton.
“Só tenho a agradecer”, diz moradora de Canoas contemplada pelo Compra Assistida
Moradora do bairro Harmonia, Tânia Maria Escouto, é uma das beneficiadas do programa Compra Assistida.
“Perdi tudo. Não acreditei que ganharia R$ 200 mil, mas, em um domingo, a Secretaria de Habitação entrou em contato comigo informando que eu tinha sido sorteada para comprar uma casa. No início, achei que era um golpe, mas fui pessoalmente à Secretaria e foi incrível. Espero que cada um que tenha perdido sua casa também possa ganhar a sua. Só tenho a agradecer.”
Mais de 2 mil contemplados na cidade
Conforme a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, Canoas tem 2 mil contemplados no programa.
“Já foram 1.020 já com contrato assinado. É uma parceria muito importante com o governo federal, estadual e a prefeitura de Canoas, porque ainda faz parte da reconstrução da nossa cidade”, salienta Fontoura.
Por fim, o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Fabiano Siqueira, destacou que a cidade de mais de 800 novos contratos em tramitação.
“A expectativa é que, até o fim de março, consigamos concluir essas assinaturas, garantindo a tão sonhada casa própria para esses canoenses”, finaliza Siqueira.

