O alerta vermelho para tempestade no RS coloca grande parte do Rio Grande do Sul em atenção máxima nesta quinta-feira (12). A previsão indica chuva intensa, rajadas de vento fortes e possibilidade de queda de granizo em diversas regiões do Estado.
Além disso, os meteorologistas alertam para acumulados elevados de chuva em curto período, o que aumenta significativamente o risco de transtornos.
LEIA TAMBÉM:
- Aposentadoria especial em 2026: lista atualizada de profissões com direito ao benefício
- Vistoria veicular 2026: entenda as mudanças da nova lei e os itens que mais reprovam
- Concorrente da Havan chega ao Brasil e distribui brindes para os primeiros clientes
Inmet emite alerta de grande perigo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho para tempestade no RS válido ao longo de toda a quinta-feira. O aviso abrange principalmente o Oeste, a Campanha, a Região Central e a Costa Doce.

No entanto, outras áreas também podem ser atingidas. A Região dos Vales, a Região Metropolitana e o Litoral Norte apresentam condições favoráveis à ocorrência de temporais.
Segundo o Inmet, os acumulados podem ultrapassar 100 milímetros em poucas horas. Ao mesmo tempo, os ventos podem alcançar até 100 km/h, aumentando o risco de danos.
Risco de granizo, queda de árvores e falta de energia
Com o alerta vermelho para tempestade no RS, cresce a preocupação com possíveis impactos. De acordo com os órgãos meteorológicos, há risco de:
- Danos em edificações
- Queda de árvores
- Corte de energia elétrica
- Estragos em plantações
- Alagamentos
- Problemas no transporte rodoviário
Portanto, a recomendação é que a população redobre os cuidados, principalmente em áreas mais vulneráveis.
Como fica o tempo na sexta-feira
Embora o tempo continue instável na sexta-feira (13), os meteorologistas já indicam uma redução gradual na intensidade da chuva. Ainda assim, a metade norte do Estado deve concentrar os maiores volumes.
Os acumulados variam entre 10 e 40 milímetros. Em algumas localidades, porém, os índices podem chegar a 70 milímetros.
Enquanto isso, as temperaturas ficam um pouco mais amenas. As mínimas variam entre 17°C e 24°C, e as máximas ficam entre 23°C e 32°C.
Previsão por região nesta quinta-feira
Região Metropolitana
Sol com aumento de nuvens e pancadas à tarde. Em Porto Alegre, mínima de 25ºC e máxima de 35ºC.
Serra
Sol entre nuvens durante o dia. À noite, chuva forte com trovoadas. Em Caxias do Sul, variação entre 21ºC e 32ºC.
Campanha
Manhã nublada com chuva. Temporal à tarde e à noite. Em Bagé, entre 22ºC e 28ºC.
Fronteira Oeste
Chuva forte pela manhã e à tarde. Em Uruguaiana, mínima de 23ºC e máxima de 32ºC.
Sul
Sol entre nuvens no início do dia e chuva ao longo do período. Em Pelotas, entre 23ºC e 29ºC.
Litoral Norte
Sol pela manhã e chuva forte à tarde e à noite. Em Capão da Canoa, mínima de 22ºC e máxima de 31ºC.
Centro
Sol entre nuvens e chuva durante o dia. Em Santa Maria, mínima de 22ºC e máxima de 32ºC.
Norte
Manhã com muitas nuvens e pancadas à tarde. Temporal à noite. Em Passo Fundo, entre 21ºC e 31ºC.
Noroeste
Céu nublado com chuva ao longo do dia. Em Santa Rosa, mínima de 24ºC e máxima de 34ºC.

