A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a passagem de um tornado em Pelotas na manhã da última quinta-feira (12). O fenômeno foi registrado por moradores e causou susto no bairro Fragata, onde houve danos materiais.
Apesar da intensidade do vento e dos estragos, ninguém ficou ferido.
De acordo com o órgão estadual, rajadas de até 75 km/h foram registradas na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Campus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
LEIA TAMBÉM:
- Aposentadoria especial em 2026: lista atualizada de profissões com direito ao benefício
- Vistoria veicular 2026: entenda as mudanças da nova lei e os itens que mais reprovam
- Concorrente da Havan chega ao Brasil e distribui brindes para os primeiros clientes
Estragos na Zona Sul
O tornado se formou durante uma linha de tempestades que atingiu a metade sul do Rio Grande do Sul desde a madrugada.
Foram registrados danos como queda de postes, galhos de árvores e destelhamento de residências. As defesas civis de Pedras Altas, Chuí, Jaguarão, Rio Grande e Pelotas também relataram ocorrências relacionadas ao temporal.
Até o fim da tarde desta quinta-feira, não havia registro de feridos, desabrigados ou desalojados.
Vídeo mostra momento do tornado
Moradores do bairro Fragata filmaram o fenômeno. As imagens mostram o funil se formando e avançando rapidamente, levantando poeira e causando danos em uma oficina de veículos.
Nota técnica da Defesa Civil (na íntegra)
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do RS (CMDEC) informa que, na manhã desta quinta-feira (12), em torno de 10h45, uma linha de tempestades atingiu o município de Pelotas, com a ocorrência de um tornado de curta duração no bairro Fragata.
Houve rajadas de 75 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) localizada no Campus da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e registro de queda de alguns postes e galhos de árvores na cidade. Já o tornado, que foi filmado por moradores, causou danos em uma oficina de carros.
A Defesa Civil emitiu um Alerta Laranja às 08h10 para a região Sul, englobando Pelotas. Este alerta foi enviado em função de uma outra tempestade que se aproximava da região mais cedo, mas também levava em conta o sistema que atingiu a cidade mais tarde, e tinha validade até 11h.


