27.9 C
Canoas
16 de fevereiro de 2026

Inmet emite dois alertas de tempestade no RS com risco de granizo e ventos fortes

Alertas do Inmet colocam o RS sob risco de tempestade, granizo e ventos de até 100 km/h. Veja as áreas afetadas e o que pode acontecer.

O RS entrou em estado de atenção máxima após a emissão de dois avisos meteorológicos pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Os alertas indicam desde chuvas intensas até tempestades severas com possibilidade de granizo e ventos que podem chegar a 100 km/h.

Os comunicados começaram a valer na manhã desta segunda-feira (16) e seguem até terça-feira (17), atingindo diversas regiões do Estado e também áreas de Santa Catarina e do Paraná. A previsão acende o sinal de alerta para moradores, principalmente diante do risco de quedas de árvores, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

LEIA TAMBÉM:

Veja os alertas do Inmet para o RS

O primeiro aviso, classificado como Perigo Potencial, prevê chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo alcançar até 50 mm por dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h. Embora o risco seja considerado baixo para ocorrências graves, o alerta vale para todo o Rio Grande do Sul, exigindo atenção redobrada da população.

(Foto: Inmet)

Já o segundo comunicado é ainda mais preocupante. Classificado como Perigo, ele aponta para chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Nesse cenário, o risco inclui cortes de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos em áreas urbanas.

(Foto: Inmet)

As regiões mais afetadas por esse segundo alerta incluem a Metropolitana de Porto Alegre, Serra Gaúcha, Noroeste e Centro do Estado, além de áreas de Santa Catarina e Paraná. O avanço das instabilidades pode provocar transtornos rápidos, principalmente durante temporais isolados.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado desligar aparelhos elétricos da tomada e, se possível, o quadro geral de energia.

Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. A recomendação é acompanhar atualizações oficiais e redobrar os cuidados enquanto o alerta Inmet estiver em vigor.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Redator, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes, escreve sobre economia, serviços e cotidiano de cidades. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS