Rede básica de saúde de Canoas passará a oferecer gratuitamente o implante contraceptivo – Implanon. Ele estará disponível nos postos de saúde a partir do dia 23 de fevereiro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o método é considerado o mais eficaz entre todos os disponíveis. Ele apresenta uma taxa de falha de apenas 0,05%, superando a laqueadura e a vasectomia.
LEIA TAMBÉM:
- Pé-de-Meia: Governo emite alerta para mudanças em 2026
- Minha Casa Minha Vida tem limites ampliados pelo governo, confira
- CNH pode ser suspensa por dívidas? Justiça decide que devedores podem ter documento bloqueado
“As pacientes poderão ir aos postos de saúde receberem informações, fazer uma consulta e, com isso, receber o atendimento e as orientações básicas de como ela poderá ser beneficiada do uso desse metódo anticoncepcional”, afirma o médico ginecolista de atenção primária da saúde de Canoas, Marco Antônio Stuczynski.
Rede básica de saúde de Canoas vai oferecer o Implanon: saiba mais
O Implanon será disponibilizado para meninas e mulheres com idades entre 14 e 49 anos. O agendamento para a colocação do implante será feito na Unidade Básica de Saúde de referência da beneficiada, após consulta com médico da UBS.
Além de prevenir a gravidez indesejada, o implante auxilia no manejo da endometriose, adenomiose, miomas e no controle de sangramentos uterinos anormais. Além disso, ele também auxilia no alívio da TPM e cólicas.
O Implanon, de acordo com a SMS, poderá ser retirado a qualquer momento, caso a mulher deseje engravidar, com retorno rápido da fertilidade após a retirada.

