30 C
Canoas
18 de fevereiro de 2026

Planos do Carrefour para o Brasil incluem 70 novas lojas do Atacadão até 2030

Carrefour Brasil anuncia plano estratégico com abertura de 70 lojas do Atacadão até 2030; veja detalhes a seguir.

Os planos do Carrefour para o Brasil ganharam destaque após o anúncio de uma nova estratégia global voltada para crescimento e aumento da rentabilidade. O grupo francês pretende expandir sua presença no país com a abertura de mais 70 lojas do Atacadão até 2030.

O anúncio foi feito pelo presidente-executivo do grupo, Alexandre Bompard, como parte de um plano estratégico que também prevê cortes de custos e maior foco nos principais mercados da empresa: França, Espanha e Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Carrefour quer cortar 1 bilhão de euros por ano

A nova estratégia prevê redução de custos de 1 bilhão de euros anuais. A economia será obtida por meio de:

  • Expansão do modelo de franquias na França
  • Maior uso de inteligência artificial
  • Ampliação da análise de dados e tecnologia
  • Ajustes operacionais para ganho de eficiência

Segundo o grupo, mesmo com reduções de preços ao consumidor, o impacto será compensado pelas economias estruturais.

Expansão do Atacadão no Brasil

Dentro dos planos do Carrefour para o Brasil, o crescimento do Atacadão é prioridade. A meta é:

  • Abrir mais 70 lojas até 2030
  • Alcançar 455 unidades no país
  • Dobrar o GMV (Volume Bruto de Mercadorias) do e-commerce do Atacadão
  • Lançar 500 itens da marca própria “Bulnez” até 2028

A companhia também quer atingir 20% de participação de mercado no Brasil até o fim da década.

Metas financeiras até 2030

O plano estratégico do Carrefour inclui metas ambiciosas de rentabilidade:

  • Aumentar a margem operacional de 2,6% em 2025 para 3,2% em 2028
  • Chegar a 3,5% de margem até 2030
  • Gerar fluxo de caixa livre líquido acumulado de 5 bilhões de euros entre 2026 e 2028

Para sustentar o crescimento, os investimentos (capex) devem começar em 1,8 bilhão de euros em 2026 e alcançar cerca de 2 bilhões de euros até 2030.

Boa parte desses recursos será direcionada à modernização e expansão das operações no Brasil, além de iniciativas em inteligência artificial e tecnologia.

Desafios no Brasil e na Europa

Apesar da expansão, o grupo enfrenta um cenário desafiador:

  • Mercado altamente competitivo na França
  • Consumo enfraquecido tanto na França quanto no Brasil
  • Ações acumulam queda de quase 29% desde o início da gestão de Bompard
  • Margem operacional pressionada desde a pandemia de 2020

Nos últimos meses, o Carrefour também vendeu ativos considerados não estratégicos, incluindo operações na Itália e na Romênia, além de fechar o capital da unidade brasileira.

Foco nos principais mercados

Além dos planos do Carrefour para o Brasil, a empresa pretende:

  • Atingir 25% de participação de mercado na França até 2030
  • Consolidar a segunda posição no varejo espanhol

O novo plano estratégico é o terceiro apresentado por Bompard desde que assumiu a liderança da companhia, em 2017.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Redator, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes, escreve sobre economia, serviços e cotidiano de cidades. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS