Cinco dos 40 trens da Trensurb serão enviados para o Nordeste nos próximos meses. Os veículos da série 100, considerados modelos mais antigos, vão reforçar a frota da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Recife, capital de Pernambuco.
O envio atende a um pedido do Ministério das Cidades e terá validade de cinco anos. Após esse período, os trens deverão ser devolvidos em condições de operação.
Ainda não há uma data definida para a transferência, mas a previsão é que os veículos possam ser liberados já em março.
LEIA TAMBÉM:
- Minha Casa Minha Vida 2026 vai liberar financiamento para quem ganha até R$ 12 mil
- Nova carteira de identidade pelo Gov.br: veja como solicitar sem enfrentar filas
- Auxílio ansiedade no INSS: veja quem tem direito e como solicitar o benefício
Empréstimo não deve afetar operação no RS
Segundo o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, o envio dos trens não deve impactar o funcionamento do sistema na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Atualmente, a empresa opera com até 17 trens simultaneamente nos horários de pico.
“Chegamos a operar no pico com 22 trens, quando 120 mil passageiros eram transportados. Desde que retomamos a operação (após a enchente), chegamos a 95 mil. Podemos mandar estes cinco trens. Ainda ficaremos com 31 trens disponíveis (quatro veículos atingidos pela enchente estão sendo recuperados)” projeta Garcia à coluna de Jocimar Farina.
Intervalo entre trens pode diminuir
Com a conclusão das obras de recuperação das subestações de energia em Porto Alegre e Canoas, existe a expectativa de que até 22 trens possam circular ao mesmo tempo ainda no primeiro semestre.
Caso isso se confirme, o intervalo entre as composições pode cair de oito para cinco minutos, beneficiando os passageiros.
Como está a frota da Trensurb hoje
Dos 40 trens da empresa:
- 25 são modelos de 1984, que não possuem ar-condicionado
- 3 desses foram atingidos pela enchente de maio de 2024 e estão em recuperação
- 15 foram adquiridos em 2013
- 1 desses também foi afetado pelas chuvas e está em conserto
De acordo com a direção, a atual demanda de aproximadamente 100 mil passageiros por dia pode ser atendida com 25 trens em operação.
Situação da CBTU em Pernambuco
Os trens da Trensurb vão reforçar a frota da CBTU de Recife, que enfrenta dificuldades como manutenção limitada, poucos investimentos e número reduzido de veículos em circulação.
A cessão temporária busca ampliar a oferta do serviço na capital pernambucana até que a situação local seja normalizada.

