A partir de 2026, uma fábrica calçadista gaúcha vai gerar 800 empregos diretos na cidade de Granja, no estado do Ceará. A empresa responsável pela expansão é a Mallei Calçados, tradicional fabricante sediada em Picada Café, no Rio Grande do Sul, que produz para marcas conhecidas no mercado.
LEIA TAMBÉM:
- Banco do Brasil anuncia novo concurso público em 2026 com salários de até R$ 8 mil
- Gigante da construção abre mais de 40 vagas de trabalho em Canoas e Porto Alegre
- Aberto processo seletivo com 30 vagas e salários de R$2,7 mil em Novo Hamburgo
A previsão é que as obras da nova planta fabril comecem em março, com contrato para trabalhadores administrativos e de produção iniciando em novembro. A iniciativa representa uma significativa contribuição para o mercado de trabalho local e regional.
Detalhes da instalação da fábrica e da empresa
A Mallei Calçados optou por instalar sua nova unidade em Granja após acordo com o governo do Ceará, que confirmou oficialmente a instalação da fábrica ainda em 2026. O anúncio foi feito em fevereiro pelo governador estadual durante evento com representantes da empresa.
A planta fabril terá como foco principal a produção industrial de calçados e o início da contratação de mão de obra deve ocorrer no último trimestre do ano. Essa expansão reforça o compromisso da empresa em diversificar sua operação e gerar oportunidades de emprego fora do Rio Grande do Sul.
Cronograma de obras e contratações
As obras para a construção do novo prédio da fábrica foram programadas para início em março, com a previsão de conclusão ao longo do ano. A fase de contratações está prevista para começar em novembro, com foco tanto em funções administrativas quanto em atividades de produção.
O reforço de mão de obra no segundo semestre deve atender à demanda crescente produzida pela nova planta, impactando positivamente a economia local de Granja e trazendo reflexos também para o setor calçadista brasileiro.
Perspectiva para o setor calçadista brasileiro
A iniciativa de instalar uma nova fábrica e gerar 800 empregos demonstra otimismo no setor calçadista brasileiro, principalmente frente a desafios recentes na indústria. Investimentos como esse tendem a fortalecer a produção nacional, ampliar o mercado de trabalho e estimular o desenvolvimento econômico regional.
O movimento da Mallei Calçados pode incentivar outras empresas do setor a expandirem suas operações em novos mercados dentro do Brasil, o que pode resultar em mais oportunidades de emprego e dinamização do setor industrial.

