Quando uma família passa a receber o benefício, o sistema cria automaticamente uma Conta Poupança Social Digital vinculada ao CPF do responsável. Além disso, o beneficiário recebe o cartão do Bolsa Família para sacar e movimentar o valor.
LEIA TAMBÉM:
- Calendário do Bolsa Família 2026: novo pagamento sai hoje
- Bolsa Família de fevereiro é pago antecipadamente em 160 cidades
- Bolsa Família de fevereiro, saiba dia do pagamento
No entanto, se houver perda ou roubo do cartão do Bolsa Família, o beneficiário ainda consegue acessar o dinheiro. Embora não exista emissão de segunda via do cartão, é possível realizar o saque diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Para isso, basta apresentar um documento oficial com foto.
Outras formas de sacar e movimentar o benefício
Além do atendimento presencial, o beneficiário pode gerar um token no aplicativo Caixa Tem. Dessa forma, consegue sacar o valor em caixas eletrônicos, casas lotéricas ou correspondentes bancários, sem precisar do cartão físico.
Por outro lado, o aplicativo também permite movimentar o benefício de forma digital. Pelo Caixa Tem, é possível transferir valores, pagar contas e realizar pagamentos via PIX, o que traz mais praticidade e segurança.
Número de beneficiários do programa
Recentemente, cerca de um milhão de famílias deixaram o programa após aumento de renda. Como resultado, o Bolsa Família passou a atender aproximadamente 19,6 milhões de famílias — o menor número desde março de 2023, quando o programa retomou o nome original após o período em que foi chamado de Auxílio Brasil.

