A eleição para diretores das escolas de Canoas entra na fase decisiva nesta semana, com 181 candidatos aprovados disputando cargos de direção e vice-direção nas unidades da rede municipal de ensino. .
Antes da votação, os participantes passaram por um curso de gestão escolar e realizaram uma prova de conhecimentos específicos. Entre segunda-feira (2) e quinta-feira (5), as chapas apresentam suas propostas para a comunidade escolar.
LEIA TAMBÉM:
- Carreta da Saúde chega a Canoas com exames gratuitos; veja como será o atendimento
- Concurso da Petrobras deve contratar 1.000 funcionários com salários de até R$ 10 mil
- Elevação da Trensurb: entenda o que é e como projeto pode mudar a rotina dos canoenses
Quem pode votar na eleição de diretores das escolas de Canoas
A votação será aberta à comunidade escolar. Poderão participar:
- Estudantes a partir de 12 anos ou matriculados a partir do 5º ano
- Pais ou responsáveis
- Professores e servidores das escolas
Horários da votação
A votação ocorrerá nesta sexta-feira (6) nas escolas da rede municipal, com horários diferentes conforme o tipo de unidade:
- Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs): das 8h às 19h
- Escolas Municipais de Ensino Fundamental com EJA: das 8h às 20h
- Demais EMEFs: das 8h às 19h
Divulgação do resultado
O resultado oficial com os nomes dos diretores e vice-diretores eleitos nas EMEFs e diretores das EMEIs será divulgado na segunda-feira (9) no Diário Oficial do Município.
Já a posse dos eleitos está prevista para quarta-feira (11), em cerimônia no Sesc Canoas.
Mandato terá duração de quatro anos
O processo seletivo terá validade de quatro anos. Para participar da disputa, os candidatos precisaram atender alguns requisitos:
- Ser professor concursado da rede municipal
- Possuir graduação em licenciatura
- Não responder a processo administrativo
As eleições para diretores da rede municipal não eram realizadas desde o período da pandemia. Até o ano passado, a escolha dos gestores escolares acontecia por indicação da mantenedora.

