Estudantes brasileiros passaram a contar com novas possibilidades dentro do Programa Pé-de-Meia. A iniciativa agora permite que os beneficiários utilizem os valores recebidos em aplicações financeiras.
A medida ocorre por meio de uma parceria entre o Tesouro Nacional, a Caixa Econômica Federal, o Ministério da Educação e a B3. Com isso, os participantes podem investir pelo Tesouro Direto.
LEIA TAMBÉM
- Conheça os vencedores do Prêmio Minha Casa, Minha Vida
- Empréstimo consignado CLT: crédito acessível mesmo para negativados
- Caixa Tem libera crédito de até R$4.500 para negativados
Desde novembro de 2025, cerca de 50 mil estudantes utilizam o aplicativo Caixa Tem para aplicar os recursos, principalmente no Tesouro Selic, que é atrelado à taxa de juros brasileira.
Como funciona o Pé-de-Meia
Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Programa Pé-de-Meia atende estudantes da rede pública, com foco em jovens de baixa renda. A proposta é incentivar a permanência e a conclusão do ensino médio.
Além disso, o programa oferece duas opções para o uso dos recursos. O estudante pode manter o valor na poupança ou optar por realizar investimentos.
Por meio do aplicativo Caixa Tem, os participantes conseguem acessar e gerir os valores disponíveis, além de acompanhar as opções de aplicação.
Investimentos fazem parte da proposta do programa
A possibilidade de investir integra as ações do programa voltadas à educação financeira. Com isso, os estudantes passam a ter contato com conceitos básicos do mercado financeiro.
Segundo as informações do programa, os participantes também recebem orientação para compreender como as variações de mercado podem impactar os rendimentos.
Dessa forma, o Pé-de-Meia amplia o acesso a informações financeiras dentro do ambiente educacional.
Iniciativa busca ampliar acesso à educação financeira
Criado em 2024, o programa tem como objetivo, além do incentivo financeiro, promover o entendimento sobre o uso do dinheiro.
A proposta inclui apresentar alternativas que permitam aos estudantes conhecer diferentes formas de aplicação dos recursos.
Com isso, o Pé-de-Meia passa a integrar ações voltadas à formação educacional e ao acesso a informações sobre o sistema financeiro.

