26.6 C
Canoas
03 de abril de 2026

Anvisa proíbe mais de 500 produtos para unhas em gel por risco à saúde

Produtos continham compostos proibidos como TPO e DMPT, associados a riscos graves à saúde, segundo estudos e órgãos reguladores

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o cancelamento de mais de 500 produtos voltados para unhas em gel no Brasil. A decisão envolve itens que contêm substâncias consideradas perigosas à saúde.

Entre os compostos proibidos estão o TPO (óxido de difenil fosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), banidos no país desde outubro do ano passado, após restrições semelhantes adotadas pela União Europeia.

Substâncias apresentam riscos à saúde

De acordo com estudos internacionais, o DMPT é considerado potencialmente cancerígeno para humanos. Já o TPO foi classificado como tóxico para a reprodução, podendo afetar a fertilidade.

A medida da Anvisa busca proteger principalmente profissionais da área da beleza, que têm contato frequente e prolongado com esses produtos.

LEIA TAMBÉM:

Prazo terminou e produtos começam a ser recolhidos

Após a proibição, a agência havia dado um prazo de 90 dias para que os produtos fossem retirados do mercado. Com o fim desse período, começaram os cancelamentos de registros e o recolhimento dos itens.

Apesar da decisão, consumidores podem ficar tranquilos: ainda existem no mercado opções de produtos para unhas em gel que não utilizam essas substâncias.

Linha de esmaltes já foi recolhida

Entre os produtos afetados, uma linha de esmaltes em gel da marca Impala foi recolhida após identificação da presença de TPO na composição.

O recolhimento foi feito de forma voluntária pela própria empresa, incluindo itens como:

  • Esmalte Impala Gel Plus
  • Top Coat Gel Impala Gel Plus Clear

Fiscalização e segurança

A Anvisa reforça que a medida é preventiva e visa garantir a segurança dos consumidores e profissionais.

A recomendação é que salões de beleza e usuários verifiquem a composição dos produtos utilizados e evitem aqueles que contenham substâncias proibidas.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS