A possibilidade das aulas serem suspensas na Copa do Mundo já começaram a gerar dúvidas entre estudantes, pais e professores no Brasil. Com o torneio marcado para acontecer entre junho e julho de 2026, escolas e redes de ensino poderão fazer mudanças no calendário por causa dos jogos da seleção brasileira.
A situação não seria inédita e já aconteceu em outras edições do Mundial.
Jogos do Brasil podem mexer na rotina escolar e aulas podem ser suspensas
A Copa do Mundo de 2026 acontecerá entre os dias 11 de junho e 19 de julho.
Embora muitos jogos da fase inicial ocorram à noite, a expectativa é que partidas decisivas da seleção brasileira acabem provocando alterações nos horários escolares.
Historicamente, escolas públicas e privadas costumam adaptar atividades durante o torneio.
Estados e municípios podem decidir suspensão
No Brasil, não existe uma regra nacional obrigando as aulas serem suspensas durante a Copa do Mundo.
As decisões normalmente ficam sob responsabilidade:
- dos estados;
- dos municípios;
- e das próprias instituições de ensino.
Por isso, algumas cidades podem manter as aulas normalmente, enquanto outras optam por suspender atividades em dias de jogos importantes.
Copa costuma mudar rotina em todo o país
Durante os jogos da seleção brasileira, o clima de mobilização costuma tomar conta do país.
Em várias regiões, empresas mudam horários, repartições reduzem expediente e escolas reorganizam cronogramas.
Especialistas apontam que o futebol possui forte influência cultural no Brasil, o que frequentemente impacta a rotina escolar durante o Mundial.
Fases decisivas aumentam chance de paralisação
As maiores possibilidades de suspensão costumam acontecer durante:
- oitavas de final;
- quartas;
- semifinal;
- e final.
Isso porque partidas decisivas geralmente provocam maior movimentação popular e acompanhamento em massa.
Caso o Brasil avance no torneio, cresce a expectativa de mudanças em horários e possíveis liberações de estudantes.
Escolas também usam Copa em atividades educativas
Além das alterações no calendário, muitas instituições aproveitam o evento esportivo em atividades pedagógicas.
Temas como:
- geografia;
- culturas internacionais;
- esportes;
- e história das Copas
costumam ser trabalhados em sala de aula durante o período do torneio.
Até o momento, não existe confirmação oficial de suspensão nacional das aulas.

