A Anvisa determinou o recolhimento de lotes de medicamentos usados no tratamento do colesterol e também de um corticoide bastante utilizado em casos inflamatórios. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e chamou atenção de pacientes em todo o país nesta segunda-feira.
LEIA TAMBÉM:
Novo medicamento aprovado pela Anvisa pode mudar tratamento de doenças respiratórias e animar pacientes no Brasil
Último desejo de mãe emocionou família no RS e saída de bebê da maternidade comoveu até profissionais de saúde
Novo SUS começa a sair do papel no Brasil e mudanças prometem transformar atendimentos para milhões de pacientes
Os medicamentos afetados pertencem às farmacêuticas Cimed e Hypofarma. Segundo as empresas, foram identificadas possíveis falhas nos produtos, o que levou ao recolhimento preventivo dos lotes.
Remédios para colesterol estão entre os medicamentos recolhidos
Entre os medicamentos atingidos estão:
- atorvastatina cálcica 40 mg
- rosuvastatina cálcica 20 mg
Os dois remédios são usados no controle do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares. O problema identificado foi uma suspeita de troca de embalagens entre os produtos.
O lote afetado é o 2424299.
Corticoide também entrou na lista da Anvisa
Outro medicamento recolhido foi o fosfato dissódico de dexametasona 4 mg/ml, um corticoide injetável utilizado em tratamentos inflamatórios.
Segundo a fabricante, o produto apresentou alteração na aparência quando misturado com determinados medicamentos, deixando a solução turva.
O lote afetado neste caso é o 25091566.
O que pacientes devem fazer
A orientação é para que pacientes, farmácias e unidades de saúde verifiquem os números dos lotes antes de utilizar os medicamentos.
A Anvisa também determinou a suspensão da comercialização, distribuição e uso dos produtos envolvidos até nova avaliação.

