10.2 C
Canoas
05 de julho de 2026

Rio Grande do Sul tem caso suspeito de ebola; Saiba onde

Caso de ebola é investigado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul investiga um caso suspeito do vírus ebola. O paciente é de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana.

De acordo com informações da SES, o homem de 64 anos esteve recentemente na Uganda, na África e buscou atendimento na rede de saúde de Novo Hamburgo.

LEIA TAMBÉM:

“Durante a investigação, foi realizado teste rápido para malária, com resultado positivo para Plasmodium falciparum, sendo iniciado prontamente o tratamento específico. Embora a malária seja, até o momento, o principal diagnóstico identificado, o caso permanece em investigação para doença pelo vírus ebola”, diz a SES em nota.

Ainda, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, o paciente será transferido para o Hospital Conceição, em Porto Alegre.

“[Ele] receberá acompanhamento especializado e terá amostras encaminhadas para análise laboratorial. Se confirmar ebola, o paciente será transferido para um hospital de referência nacional.”

Rio Grande do Sul tem caso suspeito de ebola: o que é a doença?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ebola é uma doença rara, grave em humanos e que pode levar a morte.

Considerada uma febre hemorrágica grave, ela pode atingir diversos órgãos. A transmissão ocorre por contato com fluídos corporais como sangue, urina e fezes, e não pelo ar. Por isso, ele é menos contagioso do que doenças respiratórias, como a Covid-19.

Entre os principais sintomas estão: febre alta, dor de cabeça, náusea e vômito, diarreia e hemorragias (nos casos mais graves).

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS