13 C
Canoas
22 de junho de 2026

CNH do Brasil ganha nova função e motoristas poderão evitar multa de R$ 195 nas rodovias

Uma nova função será adicionada ao aplicativo da CNH do Brasil e promete evitar multas que já atingiram milhões de motoristas.

Milhões de motoristas brasileiros devem perceber uma mudança importante ao utilizar as rodovias nos próximos meses. Uma nova ferramenta será incorporada ao aplicativo da CNH do Brasil com a promessa de facilitar a vida dos condutores e evitar penalidades que hoje geram prejuízos financeiros e pontos na carteira.

A novidade faz parte de uma estratégia do governo para integrar serviços digitais e tornar mais simples o pagamento de cobranças relacionadas às viagens realizadas pelas estradas do país.

LEIA TAMBÉM:

A partir de outubro de 2026, a CNH do Brasil passará a emitir alertas automáticos para motoristas que utilizarem trechos com sistema de pedágio eletrônico, conhecido como free flow. O recurso foi confirmado pelo Ministério dos Transportes e será integrado ao aplicativo utilizado por mais de 60 milhões de brasileiros.

Como vai funcionar a nova ferramenta

Segundo o governo, cerca de uma hora após a passagem do veículo pelos equipamentos de leitura, o motorista receberá uma notificação informando o trecho percorrido, o valor da tarifa e um link para realizar o pagamento.

A medida busca reduzir os casos de esquecimento que se tornaram comuns após a implantação dos pedágios sem cancelas físicas. Como não existe parada obrigatória para pagamento, muitos condutores acabam ultrapassando os pontos de cobrança e esquecem de quitar a tarifa dentro do prazo.

Multa pode chegar a R$ 195

Atualmente, quem não realiza o pagamento do pedágio eletrônico dentro do período estabelecido comete uma infração grave de trânsito.

A penalidade gera cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 195,23. Com os novos alertas, o governo espera diminuir significativamente esse tipo de ocorrência.

A expectativa do Ministério dos Transportes é que a integração dos serviços possa gerar economia de até R$ 2 bilhões para os motoristas ao longo dos próximos anos, reduzindo cobranças decorrentes de falta de informação ou esquecimento.

Integração entre governo e concessionárias

O sistema funcionará por meio do compartilhamento de informações entre as concessionárias responsáveis pelas rodovias e as bases digitais do governo federal.

As câmeras instaladas nas estradas identificam a placa do veículo e enviam os dados para os sistemas integrados. Em seguida, o aplicativo encaminha automaticamente o aviso ao motorista.

Apesar da integração tecnológica, a gestão dos pedágios e a arrecadação continuarão sendo responsabilidade das concessionárias que administram cada trecho rodoviário.

Pedágio eletrônico avança pelo Brasil

O modelo free flow começou a ser utilizado na BR-101, na região da Rio-Santos, e vem sendo expandido gradualmente para outras regiões do país.

Atualmente, o sistema já opera em estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de projetos em fase inicial no Paraná.

Segundo dados oficiais, o Brasil possui cerca de 13 pontos de pedágio eletrônico em funcionamento.

Governo suspendeu milhões de multas

A adaptação ao novo sistema tem sido um desafio para parte dos motoristas. Por esse motivo, o Ministério dos Transportes chegou a suspender temporariamente cerca de 3,4 milhões de multas relacionadas ao pedágio eletrônico durante o primeiro semestre de 2026.

A medida permitiu ampliar os prazos de pagamento e facilitar a adaptação dos usuários à nova tecnologia.

Com a chegada dos alertas automáticos na CNH do Brasil, a expectativa é que os motoristas tenham mais controle sobre suas cobranças e consigam evitar multas causadas por simples esquecimento.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Redator, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes, escreve sobre economia, serviços e cotidiano de cidades. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS