Milhões de motoristas brasileiros devem perceber uma mudança importante ao utilizar as rodovias nos próximos meses. Uma nova ferramenta será incorporada ao aplicativo da CNH do Brasil com a promessa de facilitar a vida dos condutores e evitar penalidades que hoje geram prejuízos financeiros e pontos na carteira.
A novidade faz parte de uma estratégia do governo para integrar serviços digitais e tornar mais simples o pagamento de cobranças relacionadas às viagens realizadas pelas estradas do país.
LEIA TAMBÉM:
- Tecnologia gaúcha criada em garagem de Porto Alegre é usada pela Coca-Cola nos estádios da Copa do Mundo 2026
- Eduardo Bolsonaro é condenado pelo STF: entenda o que acontece agora
- Trabalho com carteira assinada corta o Bolsa Família em 2026? Entenda o que realmente acontece
A partir de outubro de 2026, a CNH do Brasil passará a emitir alertas automáticos para motoristas que utilizarem trechos com sistema de pedágio eletrônico, conhecido como free flow. O recurso foi confirmado pelo Ministério dos Transportes e será integrado ao aplicativo utilizado por mais de 60 milhões de brasileiros.
Como vai funcionar a nova ferramenta
Segundo o governo, cerca de uma hora após a passagem do veículo pelos equipamentos de leitura, o motorista receberá uma notificação informando o trecho percorrido, o valor da tarifa e um link para realizar o pagamento.
A medida busca reduzir os casos de esquecimento que se tornaram comuns após a implantação dos pedágios sem cancelas físicas. Como não existe parada obrigatória para pagamento, muitos condutores acabam ultrapassando os pontos de cobrança e esquecem de quitar a tarifa dentro do prazo.
Multa pode chegar a R$ 195
Atualmente, quem não realiza o pagamento do pedágio eletrônico dentro do período estabelecido comete uma infração grave de trânsito.
A penalidade gera cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 195,23. Com os novos alertas, o governo espera diminuir significativamente esse tipo de ocorrência.
A expectativa do Ministério dos Transportes é que a integração dos serviços possa gerar economia de até R$ 2 bilhões para os motoristas ao longo dos próximos anos, reduzindo cobranças decorrentes de falta de informação ou esquecimento.
Integração entre governo e concessionárias
O sistema funcionará por meio do compartilhamento de informações entre as concessionárias responsáveis pelas rodovias e as bases digitais do governo federal.
As câmeras instaladas nas estradas identificam a placa do veículo e enviam os dados para os sistemas integrados. Em seguida, o aplicativo encaminha automaticamente o aviso ao motorista.
Apesar da integração tecnológica, a gestão dos pedágios e a arrecadação continuarão sendo responsabilidade das concessionárias que administram cada trecho rodoviário.
Pedágio eletrônico avança pelo Brasil
O modelo free flow começou a ser utilizado na BR-101, na região da Rio-Santos, e vem sendo expandido gradualmente para outras regiões do país.
Atualmente, o sistema já opera em estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de projetos em fase inicial no Paraná.
Segundo dados oficiais, o Brasil possui cerca de 13 pontos de pedágio eletrônico em funcionamento.
Governo suspendeu milhões de multas
A adaptação ao novo sistema tem sido um desafio para parte dos motoristas. Por esse motivo, o Ministério dos Transportes chegou a suspender temporariamente cerca de 3,4 milhões de multas relacionadas ao pedágio eletrônico durante o primeiro semestre de 2026.
A medida permitiu ampliar os prazos de pagamento e facilitar a adaptação dos usuários à nova tecnologia.
Com a chegada dos alertas automáticos na CNH do Brasil, a expectativa é que os motoristas tenham mais controle sobre suas cobranças e consigam evitar multas causadas por simples esquecimento.

