13 C
Canoas
22 de junho de 2026

Governo do RS libera novo pagamento para famílias afetadas pelas enchentes; veja quem pode receber

Milhares de reais foram liberados para ajudar famílias que perderam suas casas nas enchentes do RS. Saiba quem será beneficiado.

O programa de aluguel social no RS recebeu um novo reforço financeiro nesta semana. O Governo do Rio Grande do Sul anunciou o repasse de mais de R$ 2 milhões para auxiliar famílias que perderam suas moradias durante as enchentes que atingiram o Estado.

Os recursos serão destinados aos municípios de São Leopoldo e Sinimbu, beneficiando centenas de pessoas que ainda enfrentam dificuldades para reconstruir suas vidas.

LEIA TAMBÉM:

Desta vez, o governo estadual destinou mais de R$ 2 milhões para reforçar programas de assistência habitacional voltados às famílias afetadas. Os recursos fazem parte do programa de aluguel social RS, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Mais de 800 famílias serão beneficiadas

Segundo o governo estadual, o valor total repassado chega a R$ 2.016.000 e será utilizado para atender 840 famílias dos municípios de São Leopoldo e Sinimbu.

A maior parte dos recursos foi destinada para São Leopoldo, que recebeu R$ 2.001.600 para auxiliar 834 famílias. Já Sinimbu recebeu R$ 14,4 mil para atender outras seis famílias em situação de vulnerabilidade.

A responsabilidade pela seleção dos beneficiários e pela gestão dos pagamentos cabe às prefeituras municipais.

Como funciona o aluguel social

O benefício foi criado para oferecer suporte temporário a famílias que ficaram desalojadas ou desabrigadas após os desastres climáticos registrados no Estado.

O auxílio corresponde a R$ 400 por família e pode ser pago por períodos de seis meses ou um ano, com possibilidade de prorrogação em situações específicas.

Para participar, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo governo estadual e estar devidamente inscrito no Cadastro Único.

Recursos já ultrapassam R$ 39 milhões

Desde a criação das medidas emergenciais após as enchentes de 2024, o Rio Grande do Sul já investiu mais de R$ 39 milhões nos programas de aluguel social e estadia solidária.

Os recursos são transferidos para os Fundos Municipais de Assistência Social, seguindo regras definidas pela Instrução Normativa nº 07/2025.

Entre dezembro de 2025 e junho de 2026, o governo estadual já havia destinado mais de R$ 2,4 milhões para 13 municípios gaúchos, beneficiando mais de mil famílias atingidas pelos desastres climáticos.

Quem pode receber o benefício

Entre os critérios exigidos estão a existência de famílias desalojadas ou desabrigadas em municípios que tiveram situação de calamidade ou emergência reconhecida oficialmente.

Além disso, os beneficiários devem atender aos limites de renda previstos nas regras do programa.

O objetivo é garantir proteção social temporária para quem perdeu a moradia e ainda enfrenta dificuldades para retornar à normalidade após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Com o novo repasse, o governo busca ampliar o atendimento e reforçar a assistência às famílias que seguem sofrendo os efeitos dos eventos climáticos registrados no Estado.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Redator, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes, escreve sobre economia, serviços e cotidiano de cidades. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS