ATENÇÃO, ESTEIO! | Prefeitura vai inaugurar o Centro Integrado de Atenção em Saúde

FOTO: Prefeitura de Esteio/Divulgação

Da redação* | Nesta segunda-feira (24), às 10h, a Prefeitura de Esteio inaugura o Centro Integrado de Atenção em Saúde (Cias), na Travessa Mario Cutruneo, 45, Bairro Olímpica. Das 8h às 17h, o local funcionará como Centro de Especialidades Médias, Centro de Referência em Odontologia, Laboratório Clínico, Ambulatório de Saúde da Mulher, dentre outros serviços agendados na área da saúde. Já das 17h às 21h o espaço abrigará uma Unidade de Saúde Estendida, oferecendo atendimentos eletivos e sob demanda de Clínica Geral, Ginecologia, Pediatria e Odontologia. Atualmente, quem precisa de um atendimento médico após as 17h, horário de fechamento dos postos de saúde municipais, é obrigado a ir até o Hospital São Camilo.

“Essa é uma solicitação antiga da população de Esteio. Muitos moradores acabam chegando do trabalho após as 17h e, ao precisar de um atendimento médico de menor urgência, tinham que ir até o São Camilo. Acreditamos que, com essa unidade atuando até as 21h, vamos conseguir diminuir a procura e o tempo de espera na Emergência do hospital nessa faixa horária, que sempre registra bastante movimento, melhorando o acesso aos serviços de saúde para os esteienses, uma preocupação da nossa gestão desde o início do mandato”, comentou o prefeito Leonardo Pascoal.

O serviço funcionará em um prédio com área de 1.948,93 m². Para poder iniciar os atendimentos no local foram investidos R$ 166,5 mil na compra de equipamentos e mobiliários. Também foram necessárias adequações estruturais, incluindo melhorias na rede elétrica, implantação de rede lógica, dentre outras. O uso do espaço para esta finalidade, cuja construção contou com cofinanciamento do Governo Federal, foi solicitado junto ao Ministério da Saúde.

“O Cias será um serviço de referência para os esteienses, complementando as necessidades da rede de Atenção Básica. Com ele, vamos dar maior resolutividade nas linhas de cuidado de crianças, mulheres, homens e idosos. A Unidade de Saúde Estendida ampliará o acesso dos usuários às consultas, possibilitando que aquelas pessoas que não conseguem ser atendidas durante o dia possam fazê-lo à noite”, aponta a secretária municipal de Saúde, Ana Boll.

Com a sua abertura, o CIAS vai receber, já a partir da segunda-feira (24), os atendimentos que eram realizados no Centro de Especialidades, que funcionava em um prédio alugado pela Prefeitura na Rua Fernando Ferrari, o qual será desativado, gerando também redução de custos. As consultas já agendadas serão realizadas no novo prédio. A expectativa é que o centro já comece suas atividades atendendo mais de mil esteienses por mês.

*Com informações da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!