VANDALISMO EM ESTEIO | Criminosos roubam lâmpadas e até ar-condicionado de espaços públicos

Foto: Luciana Abdur/Prefeitura de Esteio

Da redação* | A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) recolocou na última sexta-feira (11), 10 lâmpadas de vapor de sódio que foram roubadas dos postes de iluminação da praça do Premem, na Rua Castro Alves. Ainda nesta semana, a equipe já havia reinstalado outras duas lâmpadas de LED levadas por vândalos da praça Hélio Haack (Rua Rio Grande, esquina com a Rua Cruz Alta). As ações acabam gerando um custo extra para a Prefeitura Municipal, valores que poderiam ser utilizados na melhoria de outros locais.

Segundo o eletricista da SMOSU responsável por esta operação, Charles Pinow Ribas, o prejuízo não se restringe à perda das lâmpadas. “Além de levarem os equipamentos, há o problema também dos danos que causam aos postes, deixando para trás cabos prejudicados e rompidos”, argumentou.

Coibir os vândalos

Para reduzir a incidência destas situações, a Prefeitura está intensificando a atuação da Guarda Municipal. Neste ano, começam a participar das rondas e fiscalizações os 12 novos agentes que concluíram o curso de formação no final de 2018. Além disso, em novembro a corporação recebeu as 20 pistolas da marca Taurus, calibre 380, que passarão a fazer parte dos equipamentos de trabalho usados pelos guardas no combate à criminalidade.

Mas o apoio da comunidade, sobretudo de moradores vizinhos aos espaços públicos, também pode contribuir para diminuir o vandalismo e coibir os furtos em locais destinados ao lazer de todos. Quem observar alguma movimentação incomum ocorrendo em praças ou outras áreas públicas pode denunciar o caso imediatamente à Guarda Municipal, pelo telefone 153, ou à Brigada Militar, pelo telefone 190. Quanto mais rápido for o contato, maiores as chances de evitar o dano ao patrimônio e a necessidade de gastos que, ao fim, saem do bolso dos próprios esteienses.

Reforço acaba com as ocorrências

A líder comunitária da Associação de Moradores do Bairro Tamandaré, Catarina Campos de Jesus, 72 anos, destaca justamente essa contribuição que a população pode dar para evitar novas ocorrências. “A Prefeitura sempre busca fazer um bom trabalho para manter o espaço intacto, mas os bandidos vandalizam. Vou procurar alertar todos os moradores da volta, para ver se conseguimos reduzir esse tipo de crime”, apontou.

A líder comunitária do bairro Tamandaré elogia as ações da Prefeitura para manter os espaços públicos (Foto: Luciana Abdur/Prefeitura de Esteio)

O sistema de iluminação da pista de caminhada da Praça da Juventude também foi afetado pelos roubos. Outro local que sofreu com o vandalismo foi a Academia da Saúde da Av. Gov. Ernesto Dornelles (Av. do Carnaval). Criminosos levaram o aparelho de ar-condicionado do prédio.

*Com informações da Prefeitura de Esteio

Agência GBC

Em Agência GBC, você encontra notícias de Canoas, da região e do RS, prestação de serviço, áudios, vídeos e muito mais.

2 comentários em “VANDALISMO EM ESTEIO | Criminosos roubam lâmpadas e até ar-condicionado de espaços públicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *