CANOAS | Vicasa e Metroplan alteram novamente tabela horária de ônibus intermunicipais – Agência GBC

CANOAS | Vicasa e Metroplan alteram novamente tabela horária de ônibus intermunicipais

FOTO: Matheus Platiz/Canoas Bus

Secom Canoas | A Prefeitura de Canoas voltou a se reunir com a empresa Vicasa e com a Metroplan nesta segunda-feira (11), para buscar melhores soluções para os problemas encontrados pelos usuários do transporte intermunicipal na cidade. Desde o dia 21 de janeiro, a empresa suprimiu linhas da operação. De acordo com a Metroplan, o plano emergencial foi necessário para que a Vicasa pudesse cumprir minimamente os padrões exigidos para os veículos, nas viagens em todos os dias da semana. Nos dias úteis, houve uma redução de 8% na oferta de ônibus, com a readequação nos horários de entrepico, onde a demanda teria caído, conforme levantamento do órgão estadual fiscalizador.

Após reclamações constantes de usuários e de avaliações da operação no último final de semana, Vicasa e Metroplan apresentaram um plano de adequações ao secretário municipal de Transportes e Mobilidade, Ademir Zanetti. Mesmo com a fiscalização do contrato sendo de competência do Governo do Estado, o Executivo Municipal segue empenhando esforços no assunto, junto com os envolvidos na operação do sistema.

Após uma reunião com o prefeito Luiz Carlos Busato na última sexta-feira (8), a empresa voltou atrás, e, a partir do próximo final de semana (16 e 17), deverá flexibilizar a nova tabela, adicionando 28 horários aos sábados, com linhas como a Mathias Velho e Harmonia operando até a faixa das 23h, e as demais operando até a faixa das 19h. Nos últimos finais de semana, os ônibus circulavam somente até às 15h. No domingo, serão mantidos os horários, de hora em hora, das linhas intermunicipais Guajuviras e Mathias Velho via Rio Branco. Todas as tabelas horárias atualizadas, incluindo os itinerários, estão disponíveis no site da Vicasa.

Atuação da Sogal
Com competência de fiscalização apenas na operação da Sogal e diante desta realidade, a Prefeitura de Canoas busca uma série de medidas para que o canoense não fique desatendido pela medida emergencial adotada pela empresa Vicasa.

O secretário de Transportes e Mobilidade de Canoas, Ademir Zanetti, destaca que, nos próximos dias, deve estudar, juntamente com o prefeito Luiz Carlos Busato e com a diretoria da Sogal, a possibilidade de adotar um convênio que poderá dividir as responsabilidades da integração do transporte coletivo entre as esferas municipal e estadual. “Enquanto isso não ocorre, alguns usuários da Vicasa terão que utilizar as linhas da Sogal para adequar o seu deslocamento. Nós destacamos que, apesar das alterações, o cidadão poderá economizar 30 centavos em cada viagem, no caso de pagamento em dinheiro, visto que o valor da tarifa da Sogal é mais baixo que a da Vicasa. As integrações poderão ser feitas no terminal do centro da cidade, onde temos linhas para todos os bairros de Canoas”, ressalta Zanetti. Os horários e itinerários das linhas da Sogal podem ser obtidos no site da Prefeitura de Canoas.

Foto: Vinícius Thormann/ Divulgação

A Vicasa tem até o dia 21 de fevereiro para apresentar à Metroplan um relatório completo das mudanças na operação, a fim de analisar a efetividade do plano adotado. Caso não apresente um resultado satisfatório, novas alterações poderão ocorrer. Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone da Vicasa – (51) 3462.3200, ou pelo canal de atendimento da Metroplan, no 0800.510.4774 e pelo e-mail atendimento@metroplan.rs.gov.br.

Agência GBC

Em Agência GBC, você encontra notícias de Canoas, da região e do RS, prestação de serviço, áudios, vídeos e muito mais.

3 comentários em “CANOAS | Vicasa e Metroplan alteram novamente tabela horária de ônibus intermunicipais

  • 12/05/2019 em 18:47
    Permalink

    It’s a shame you don’t have a donate button! I’d definitely donate
    to this excellent blog! I guess for now i’ll
    settle for book-marking and adding your RSS feed to my
    Google account. I look forward to fresh updates and will talk about this site with my Facebook group.
    Chat soon!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *