NOVO HAMBURGO | ContĂȘineres-cela recebem presos para desafogar delegacias

Foto: Rodrigo Ziebell/ SSP

Da redação | Os primeiros contĂȘineres que vĂŁo abrigar presos foram ativados nesta quinta-feira (02). As estruturas estĂŁo localizadas no pĂĄtio do Instituto Penal de Novo Hamburgo. O objetivo Ă© desafogar as delegacias de PolĂ­cia de Pronto Atendimento (DPPAs) situadas no Vale do Sinos.

Os contĂȘineres foram adquiridos pelo JudiciĂĄrio e entregues ao Estado no dia 21 de dezembro do ano passado. Quase seis meses depois, eles vĂŁo passar a ser utilizados. As estruturas foram orçadas em R$ 70 mil, tendo o valor custeado pela Vara de ExecuçÔes Criminais de Novo Hamburgo (VEC NH), com recursos oriundos de transaçÔes penais.

O motivo da longa espera foi a falta de efetivo para a custĂłdia dos presos. Em um primeiro momento, agentes da Força GaĂșcha farĂŁo a guarda. PMs da reserva, posteriormente, irĂŁo fazer esse trabalho. Atualmente, 12 militares estĂŁo em treinamento para esse serviço.

Cada contĂȘiner recebe inicialmente oito presos, embora a capacidade seja de 16 no total. Os contĂȘineres sĂŁo feitos de aço e possuem seis metros de comprimento por 2,44 metros de largura e 2,60 metros de altura. Cada unidade tem bancos de madeira maciça, divisĂłria interna para sanitĂĄrio, grades antivandalismo, iluminação, ar-condicionado e sistema de ĂĄgua e esgoto.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!