NOVO HAMBURGO | Contêineres-cela recebem presos para desafogar delegacias – Agência GBC

NOVO HAMBURGO | Contêineres-cela recebem presos para desafogar delegacias

Foto: Rodrigo Ziebell/ SSP

Da redação | Os primeiros contêineres que vão abrigar presos foram ativados nesta quinta-feira (02). As estruturas estão localizadas no pátio do Instituto Penal de Novo Hamburgo. O objetivo é desafogar as delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPAs) situadas no Vale do Sinos.

Os contêineres foram adquiridos pelo Judiciário e entregues ao Estado no dia 21 de dezembro do ano passado. Quase seis meses depois, eles vão passar a ser utilizados. As estruturas foram orçadas em R$ 70 mil, tendo o valor custeado pela Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo (VEC NH), com recursos oriundos de transações penais.

O motivo da longa espera foi a falta de efetivo para a custódia dos presos. Em um primeiro momento, agentes da Força Gaúcha farão a guarda. PMs da reserva, posteriormente, irão fazer esse trabalho. Atualmente, 12 militares estão em treinamento para esse serviço.

Cada contêiner recebe inicialmente oito presos, embora a capacidade seja de 16 no total. Os contêineres são feitos de aço e possuem seis metros de comprimento por 2,44 metros de largura e 2,60 metros de altura. Cada unidade tem bancos de madeira maciça, divisória interna para sanitário, grades antivandalismo, iluminação, ar-condicionado e sistema de água e esgoto.

Agência GBC

Em Agência GBC, você encontra notícias de Canoas, da região e do RS, prestação de serviço, áudios, vídeos e muito mais.