ESTEIO | Guarda Municipal amplia em 80% o número de rondas em 2019

Foto: Vitória Costa

Da redação* | Os números de rondas realizadas pela Guarda Municipal de Esteio nos três primeiros trimestres de 2019 demonstram um aumento na presença dos agentes nas ruas e áreas públicas da cidade. Entre janeiro e outubro, a força de segurança esteiense realizou 19.745 averiguações, contra 10.767 nos mesmos meses do ano passado, o que corresponde a uma ampliação de 80,8%. No período, foram realizados 1.665 boletins de atendimento, 281,88% a mais que em 2018, quando se registraram 436 boletins.

Um dos fatores importantes para essa maior atuação da Guarda Municipal na cidade foi a ampliação, em 30%, de seu efetivo. Neste ano, a corporação passou a contar com mais 12 guardas, contratados via Concurso Público e aprovados no curso de formação realizado durante o segundo semestre de 2018.

Desde o início da atual gestão, em 2017, foram reforçadas a integração, a parceria e as ações conjuntas entre a Administração Municipal e as forças de segurança que atuam na cidade, como a Polícia Civil e a Brigada Militar. A adoção do programa Guarda Mais Presente, em fevereiro de 2017, promoveu uma reestruturação da Guarda Municipal, com novos turnos de trabalho dos agentes, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Com isso, praças e pontos de maior movimento do Município contam com ronda ostensiva das viaturas e agentes, contribuindo com a Brigada Militar nas patrulhas.

Outra importante medida para a atuação da Guarda Municipal foi a concessão, em agosto, do porte de arma em horário de serviço para 45 agentes da instituição. Para estarem habilitados, eles tiveram que participar de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horária de 182 horas e conteúdos aprovados pela Polícia Federal, e passar por teste de aptidão específico, com exames envolvendo conhecimentos teóricos, práticos e avaliação psicológica. As armas que os guardas municipais utilizam foram recebidas pela Prefeitura no final de 2018. São, ao todo, 20 pistolas da marca Taurus, calibre .380.

*Com informações da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!