BLACK FRIDAY EM CANOAS | Procon voltará às lojas dia 29 para coibir ofertas enganosas

Foto: Alex Schneider/ GBC

Da redação* | A Black Friday em 2019 acontece no próximo dia 29. Para combater práticas abusivas, comuns nesta época do ano, o PROCON Canoas está mobilizando os grandes varejistas do município. A data, que representa uma preliminar às vendas de natal, é muito aguardada pelos consumidores.

Nas primeiras edições do evento no Brasil, as reclamações por propaganda enganosa eram comuns. A prática ficou conhecida informalmente como ‘oferta da metade do dobro do preço’, onde o valor cobrado pelos produtos aumentava dias antes da Black Friday, para depois serem vendidos pelo preço original. Com o objetivo de criar um ambiente de mais confiança, a equipe de fiscalização do PROCON visitou alguns estabelecimentos no começo deste mês, listando o preço dos produtos mais vendidos na edição passada. A última etapa da ação é retornar às lojas no dia 29 e listar as ofertas.

Vale ressaltar que a apresentação de um produto como ‘oferta Black Friday’, sem que haja redução, também configura prática infrativa à legislação dos consumidores, sendo passível de sanção administrativa.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!