FOTO: GBC TV/Reprodução

FOTO: GBC TV/Reprodução

Da redação | Você fica estressado no trânsito? O desafio de se manter calmo com certeza é ainda maior considerando os hábitos que observamos nos motoristas brasileiros.

Há sessenta anos atrás a Disney produziu um desenho do Pateta que representa a grande maioria dos motoristas brasileiros atualmente.

Essa animação memorável, chamada de Motor Mania, foi lançada em 1950 e certamente continua bastante atual. A história mostra como o Pateta, na condição de pedestre e chamado de Sr. Walker, é uma figura pacata, educada e tranquila. Mas ao assumir o volante, ele se transforma brutalmente no Sr. Wheeler, com um comportamento agressivo, furioso e absolutamente descontrolado, tanto em relação aos outros motoristas quanto aos demais pedestres.

O trânsito nas grandes cidades está cada vez mais difícil. Engarrafamento, acidentes, desrespeito, assaltos. Enfim, pode acontecer de tudo, exigindo cada vez mais dos motoristas. O desafio diário é conseguir se manter calmo em meio ao caos. Muitos condutores garantem que é impossível não se estressar dirigindo.

Muitos motoristas já se acostumaram com o estresse no trânsito, acreditando que isso é comum e temporário. Porém, estresse já é considerado a doença do século xxi e por mais bobo que possa parecer para quem já esta habituado a xingar e receber xingamentos, mal sabe que as mortes de trânsito ocorrem muitas vezes por situações de níveis menos grave, porém, que se torna o estopim para o condutor explodir e pela falta de atenção que o estresse causa nos motoristas que se utilizam da direção perigosa e causam acidentes, horas leves, outras fatais.