FOTO: Fábio Cruzeiro/JCS
Da redação | A Petrobras anunciou nesta quarta (1) reajuste de 6,5% no preço do gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha) vendido em vasilhames maiores do que 13 quilos. O reajuste atinge principalmente clientes comerciais e industriais.
A medida não tem impacto sobre o preço dos botijões de 13 quilos, mais usados em residências, cujos preços foram reajustados pela última vez no dia 10 de outubro.
Desde junho, quando anunciou nova política de preços para o segmento, a estatal vem realizando ajustes mensais nos dois produtos. No fim de setembro, elevou o valor de venda do GLP industrial em 7,9%.
A alta acumulada no preço do produto após a mudança na política chega a 29,5%. No caso do GLP vendido em botijões de 13 quilos, o aumento acumulado é maior, de 47,6%.
O mercado avalia que a companhia tenta reduzir a diferença de preços entre os dois produtos instituída no início do governo Lula, com o objetivo de conter a inflação — o botijão de gás tem peso importante no consumo das famílias.
O preço do gás vendido em botijões de 13 quilos chegou a ficar congelado entre 2013 e 2015.