CACHOEIRINHA | Faltam poucos dias para o ‘Big’ mudar para ‘WalMart’

FOTO: Jaime Zanatta/GBC

Da redação | O hipermercado ‘Big’ de Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, já está quase pronto para a troca de bandeira. Nos próximos dias, ele vai passar a se chamar ‘WalMart’.

Conforme funcionĂĄrios o Ășltimo dia do ‘Big’ na cidade Ă© 22 de novembro. Na manhĂŁ seguinte, o local jĂĄ abre com a nova bandeira. A informação nĂŁo foi confirmada pela assessoria de imprensa da multinacional.

A mudança conforme a empresa é um projeto que foi lançado ano passado. O objetivo é a reinvenção do hipermercado.

A construção do novo conceito se baseou em diversas pesquisas com consumidores para entender suas preferĂȘncias e anseios em relação ao formato hipermercado. “Fizemos uma verdadeira transformação do nosso hipermercado, alterando desde a planta da loja, tipo de sortimento, serviços oferecidos a equipamentos do salĂŁo de vendas e das ĂĄreas internas”, detalha Flavio Cotini, presidente do Walmart Brasil.

Em relação ao sortimento de produtos, as mudanças sĂŁo amplas. A loja foi dividida em trĂȘs principais ĂĄreas: mercearia e higiene/limpeza, perecĂ­veis e nĂŁo-alimentos/beleza. Na ĂĄrea de mercearia, o foco Ă© produtividade: os produtos estarĂŁo em palletts e em caixas prontas para exposição nas gĂŽndolas. “Os palletts se encaixarĂŁo direto na parte inferior das gĂŽndolas, facilitando a reposição e ampliando a produtividade”, cita.

Na ĂĄrea de perecĂ­veis, o foco serĂĄ na qualidade das frutas e verduras para atrair e fidelizar os clientes. “PerecĂ­veis Ă© o maior gerador de trĂĄfego da loja. Por isso, a ideia Ă© ter uma atmosfera de experimentação. LĂĄ serĂĄ o nosso ‘teatro’, o palco onde vamos apresentar o show”, destaca. “Na ĂĄrea de eletrĂŽnicos, teremos foco no sortimento que o cliente deseja. Ou seja, vamos trazer muita inovação e as soluçÔes de tecnologia para facilitar o dia a dia do consumidor”, complementa.

E para facilitar o acesso e circulação dos clientes, as lojas ficarĂŁo mais claras, com corredores mais amplos e gĂŽndolas mais baixas. Dessa forma, serĂĄ possĂ­vel visualizar todas as seçÔes da loja a partir da entrada. AlĂ©m disso, os clientes poderĂŁo acessar o novo hiper por duas entradas – uma pela ĂĄrea de perecĂ­veis e outra pela de nĂŁo-alimentos. Em cada uma delas, haverĂĄ espaço para exposição de itens especĂ­ficos da sazonalidade, demonstrando a variedade de sortimento. O projeto tambĂ©m inclui melhorias nos estacionamentos e na galeria de serviços, com um mix de lojas mais adequadas Ă s necessidades dos clientes.

Migração

Em relação Ă s lojas nas regiĂ”es Sul e Nordeste, a reinvenção vem associada Ă s mudanças das marcas BIG e Hiper Bompreço para Walmart. A migração serĂĄ gradativa e ocorrerĂĄ Ă  medida que as demais lojas passem por ampla reforma para o novo conceito ao longo dos prĂłximos trĂȘs anos. “Temos muito respeito pelas marcas que adquirimos. NĂŁo poderĂ­amos simplesmente mudar o nome na fachada sem oferecer melhorias importantes e mais inovação para nosso cliente”, explica.

A empresa realizou uma sĂ©rie de estudos e pesquisas com consumidores e identificou que os clientes queriam melhorias na loja que frequenta. “TambĂ©m percebemos que hĂĄ uma imagem positiva em relação Ă  marca Walmart em todo o Brasil”, aponta. Com o fim da integração dos sistemas de lojas, concluĂ­da em julho deste ano, foi possĂ­vel dar inĂ­cio Ă  migração das bandeiras. “Sem os sistemas integrados, nĂŁo terĂ­amos os ganhos de produtividade esperados”, complementa. “Operamos hoje cinco formatos de lojas entre hipermercados, supermercados, lojas de vizinhança, de atacado e clubes de compras. No caso dos hipermercados, temos trĂȘs bandeiras diferentes no paĂ­s. Precisamos simplificar nossa operação e resolvemos focar nos hipermercados pela representatividade no nosso negĂłcio”, detalha Cotini. “Esta Ă© mais uma medida para tornarmos nossa empresa mais simples, ĂĄgil, com processos padronizados e melhores resultados”, acrescenta.

Fortalecer o mix regional das lojas, mesmo com a migração das bandeiras, passa a ser ainda mais estratĂ©gico para o Walmart. “Continuaremos a observar as necessidades e preferĂȘncias regionais. O cafĂ© ou o arroz, por exemplo, consumido no Sul nĂŁo Ă© o mesmo do Nordeste. O produto muda atĂ© entre estados da mesma regiĂŁo. Somos lĂ­deres desses mercados hĂĄ dĂ©cadas e continuamos sendo uma dĂ©cada depois das aquisiçÔes. Conhecemos muito bem o consumidor de cada localidade,” reforça.

Walmart no Brasil

Presente no paĂ­s desde 1995, o Walmart Brasil opera com 9 bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia). Em 2015, o faturamento da empresa no Brasil foi de R$ 29,3 bilhĂ”es.

Confira na galeria de fotos como devem ficar as lojas do Big com a troca de bandeira:
RIO GRANDE DO SUL: Bandeira “BIG” será extinta pelo WalMart
 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!