CANOAS | Recurso federal garante obras para combater alagamentos no Rio Branco

Foto: Vinicius Thormann

Da redação, com informaçÔes da Prefeitura de Canoas | As fortes chuvas que atingiram Canoas em junho deste ano causaram transtornos que ainda sĂŁo lembrados com certo temor por boa parte da população. Desde entĂŁo, a Prefeitura Municipal vem trabalhando firme em açÔes preventivas em diferentes pontos da cidade. O resultado jĂĄ estĂĄ sendo observado a cada chuva intensa, mas hĂĄ muito ainda a ser feito. O bairro Rio Branco, por exemplo, um dos mais atingidos com as precipitaçÔes, estĂĄ recebendo reparos nos canais de microdrenagem, a fim de minimizar os impactos de possĂ­veis temporais.

A execução deste serviço, neste momento, sĂł estĂĄ sendo possĂ­vel graças ao recurso oriundo do Governo Federal, referente ao decreto de Situação de EmergĂȘncia, solicitado pela Prefeitura ainda em junho. A partir do reconhecimento, por parte do MinistĂ©rio da Integração Nacional, a Secretaria Municipal de Obras (SMO), juntamente com a Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Captação e Inovação (SMPECI) e com a Defesa Civil de Canoas, elaborou um projeto com diferentes metas, tendo como objetivo a realização de obras nos sistemas de macro e microdrenagem de toda a cidade.

“Neste momento, quatro metas do projeto jĂĄ estĂŁo em fase de execução. Duas delas no bairro Rio Branco, regiĂŁo atingida fortemente pelos temporais. EstĂŁo sendo realizados serviços de hidrojateamento e tambĂ©m de limpeza nas bocas de lobo, desobstruindo as redes de esgoto, fazendo com que a ĂĄgua da chuva escoe com mais rapidez e evite alagamentos”, explica o secretĂĄrio adjunto, Robson Borges.

As prĂłximas metas a serem executadas serĂŁo a desobstrução do canal de macrodrenagem e recomposição do talude do Arroio Araçå, alĂ©m da reconstrução de bueiros na avenida AntĂŽnio Frederico Ozanam, no bairro Brigadeira. As demais ainda estĂŁo em fase de anĂĄlise. “Estamos em permanente busca por recursos federais para a execução destas importantes obras. O objetivo Ă© a prevenção das consequĂȘncias causadas pelos desastres naturais, diminuindo assim os transtornos Ă  comunidade canoense”, destaca o secretĂĄrio da SMPECI, Dirceu Franciscon. Mais de R$ 187 mil serĂŁo investidos nestas primeiras açÔes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!