CIGARROS | Anvisa divulga novas imagens de advertĂȘncia para embalagens

Foto: reprodução

AgĂȘncia Brasil | As empresas fabricantes de cigarro jĂĄ podem usar nas embalagens as novas imagens de advertĂȘncia sobre os riscos do uso do cigarro para a saĂșde. A AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria (Anvisa) publicou resolução com nove imagens de advertĂȘncia sanitĂĄria, que devem ocupar toda a parte frontal das embalagens de cigarro fabricado no Brasil.

A mudança serĂĄ obrigatĂłria a partir de 25 de maio do ano que vem, mas os fabricantes que preferirem jĂĄ podem fazer a mudança. O novo modelo grĂĄfico prevĂȘ o alerta aos fumantes tambĂ©m na lateral da embalagem, que tem novo modelo para a mensagem de proibição de venda do produto a menores de 18 anos, em fundo vermelho.

A cor de destaque das imagens Ă© o amarelo, que, segundo a Anvisa, dĂĄ maior visibilidade para as mensagens, que tĂȘm temas como cĂąncer de boca, cegueira, envelhecimento, fumante passivo, impotĂȘncia sexual, infarto, trombose e gangrena, morte e parto prematuro. A lateral da embalagem continua preta, mas deve constar um alerta de perigo sobre produto tĂłxico,

A nova resolução vale para todos os produtos fumígenos, como cigarro, charuto, fumo de cachimbo, fumo de narguilé e rapé, entre outros. Passado o prazo de 25 de maio, as embalagens antigas não devem mais ser produzidas, distribuídas, expostas à venda nem comercializadas. Caso não cumpra a determinação, a empresa fabricante pode ser punida por infração sanitåria, com pagamento de multas que chegam a R$ 1,5 milhão.

Segundo a Organização Mundial da SaĂșde (OMS), o tabagismo Ă© a principal causa de morte evitĂĄvel, no mundo. AlĂ©m disso, 63% das pessoas que morrem por doenças crĂŽnicas nĂŁo transmissĂ­veis adquiriram a doença por conta do tabagismo.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!